15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a inconfidência mineira

1. Debate sobre a Inconfidência Mineira

Promova um debate em sala de aula sobre os principais personagens da Inconfidência Mineira, como Tiradentes, e suas motivações. Os alunos devem pesquisar sobre a vida e os ideais de cada figura histórica, apresentando suas conclusões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS101), que envolve a análise de diferentes fontes históricas.

2. Criação de um Diário de Tiradentes

Os alunos devem escrever entradas de diário do ponto de vista de Tiradentes, refletindo sobre os eventos que levaram à Inconfidência. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão histórica, atendendo à habilidade BNCC (EM13CHS102), que propõe a produção de narrativas históricas.

3. Mapa Conceitual da Inconfidência

Os estudantes podem criar um mapa conceitual que relacione os principais eventos, personagens e consequências da Inconfidência Mineira. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS103), que envolve a construção de representações gráficas do conhecimento.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver uma peça de teatro de fantoches que represente a Inconfidência Mineira. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13ARTE101), que envolve a criação e apresentação de produções artísticas.

5. Análise de Documentos Históricos

Proponha que os alunos analisem documentos históricos, como cartas e relatos da época, para entender melhor o contexto da Inconfidência. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS104), que envolve a leitura e interpretação de diferentes tipos de documentos.

6. Produção de Vídeo

Os alunos podem produzir um vídeo explicativo sobre a Inconfidência Mineira, utilizando recursos audiovisuais para contar a história. Essa atividade promove o uso de tecnologia e está alinhada à habilidade BNCC (EM13ETC101), que envolve a produção de conteúdos digitais.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a Inconfidência Mineira, onde os alunos devem responder questões relacionadas aos eventos e personagens. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e está alinhada à habilidade BNCC (EM13CHS105), que envolve a construção de conhecimentos por meio de jogos.

8. Exposição de Trabalhos

Organize uma exposição onde os alunos apresentem seus trabalhos sobre a Inconfidência Mineira, incluindo cartazes, maquetes e apresentações orais. Essa atividade estimula a comunicação e a troca de conhecimentos, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CHS106), que envolve a apresentação de trabalhos em público.

9. Criação de um Podcast

Os alunos podem criar um podcast discutindo a Inconfidência Mineira, abordando suas causas, personagens e consequências. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação oral, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13ETC102), que envolve a produção de conteúdos em áudio.

10. Simulação de Julgamento

Realize uma simulação de julgamento de Tiradentes, onde os alunos assumem papéis de juízes, advogados e testemunhas. Essa atividade promove o debate e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CHS107), que envolve a análise crítica de situações históricas.