15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a história da capoeira

1. Pesquisa sobre a História da Capoeira

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a origem da capoeira, suas influências africanas e o contexto histórico em que surgiu. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo se encarrega de um aspecto específico, como a música, a dança e os aspectos sociais da capoeira. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15HI01 e EF15HI02.

2. Criação de um Mapa Conceitual

Após a pesquisa, os alunos podem criar um mapa conceitual que sintetize as informações coletadas sobre a capoeira. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a visualização das relações entre os diferentes elementos da capoeira. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP01 e EF15LP02.

3. Oficina de Música e Ritmo

Promova uma oficina onde os alunos aprendam sobre os instrumentos utilizados na capoeira, como o berimbau e o atabaque. Os alunos podem experimentar tocar esses instrumentos e entender a importância da música na prática da capoeira. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR01 e EF15AR02.

4. A Prática da Capoeira

Organize uma aula prática de capoeira, onde os alunos possam aprender os movimentos básicos e a filosofia por trás da luta. Essa atividade pode ser conduzida por um professor de capoeira ou um convidado especializado. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15EF01 e EF15EF02.

5. Análise de Vídeos

Os alunos podem assistir a vídeos que mostram diferentes estilos de capoeira e suas variações. Após a exibição, promova uma discussão sobre as características observadas e a evolução da capoeira ao longo do tempo. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15HI03 e EF15HI04.

6. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram suas experiências e aprendizados durante as atividades relacionadas à capoeira. Essa prática incentiva a reflexão e a autoavaliação. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP03 e EF15LP04.

7. Estudo de Personalidades da Capoeira

Os alunos podem pesquisar sobre figuras importantes da capoeira, como mestres e ícones que contribuíram para a sua popularização. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a turma. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15HI05 e EF15HI06.

8. Criação de Coreografias

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma coreografia que represente a capoeira, utilizando elementos de dança e luta. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR03 e EF15AR04.

9. Debate sobre a Capoeira na Sociedade

Promova um debate sobre o papel da capoeira na sociedade contemporânea, discutindo temas como identidade cultural, inclusão social e resistência. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15CI01 e EF15CI02.

10. Exposição Cultural

Organize uma exposição onde os alunos possam apresentar seus trabalhos sobre a capoeira, incluindo pesquisas, vídeos, músicas e danças. Essa atividade promove a valorização da cultura e o compartilhamento de conhecimentos. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR05 e EF15AR06.