15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a história da arte 8º ano

1. Análise de Obras de Arte

Os alunos devem escolher uma obra de arte famosa e realizar uma análise detalhada, considerando aspectos como técnica, estilo, contexto histórico e a mensagem que a obra transmite. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo discussões e troca de ideias. A habilidade BNCC correspondente é a EF08AR01, que envolve a apreciação e análise de obras de arte.

2. Criação de um Museu Virtual

Nesta atividade, os alunos podem criar um museu virtual utilizando plataformas digitais. Eles devem selecionar obras de diferentes períodos da história da arte e apresentar informações sobre cada uma, como autor, época e estilo. Essa atividade estimula a pesquisa e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF08AR02.

3. Estudo de Movimentos Artísticos

Os alunos podem pesquisar e apresentar diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo, Cubismo e Surrealismo. Cada grupo deve explicar as características, principais artistas e obras representativas de cada movimento. A habilidade BNCC relacionada é a EF08AR03, que aborda a diversidade de linguagens artísticas.

4. Produção de Arte em Grupo

Os alunos devem criar uma obra de arte coletiva, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade incentiva a colaboração e a criatividade, além de permitir que os alunos experimentem na prática o que aprenderam sobre a história da arte. A habilidade correspondente é a EF08AR04, que envolve a criação artística.

5. Debate sobre Arte e Sociedade

Promova um debate em sala de aula sobre como a arte reflete e influencia a sociedade. Os alunos podem trazer exemplos de obras que abordam questões sociais, políticas e culturais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF08AR05, que trata da relação entre arte e sociedade.

6. Criação de Cartazes Artísticos

Os alunos devem criar cartazes que representem diferentes estilos artísticos ou movimentos. Eles podem incluir imagens, textos explicativos e elementos gráficos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF08AR06.

7. Visita a Museus e Exposições

Organize uma visita a um museu ou exposição de arte. Após a visita, os alunos devem escrever um relatório sobre suas impressões e as obras que mais os impactaram. Essa atividade está relacionada à habilidade EF08AR07, que envolve a fruição e apreciação de obras de arte.

8. Estudo de Biografias de Artistas

Os alunos podem escolher um artista famoso e pesquisar sua biografia, estilo e principais obras. Em seguida, devem apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF08AR08.

9. Criação de um Diário de Arte

Os alunos devem manter um diário de arte, onde registrarão suas reflexões sobre obras que estudaram, artistas que conheceram e técnicas que experimentaram. Essa atividade promove a autoavaliação e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EF08AR09.

10. Interpretação de Obras de Arte

Os alunos devem escolher uma obra de arte e escrever uma interpretação pessoal sobre o que a obra significa para eles. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de estar alinhada à habilidade EF08AR10, que envolve a interpretação de obras de arte.