15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a família educação infantil

A primeira atividade que pode ser realizada é a “Árvore Genealógica”. As crianças podem desenhar sua árvore genealógica, identificando membros da família e suas relações. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a identificação de diferentes tipos de textos e suas funções. Além disso, promove a valorização da diversidade familiar.

A segunda ideia é a “Roda de Conversa sobre a Família”. Nessa atividade, os alunos se reúnem em um círculo e compartilham histórias sobre suas famílias. Essa prática estimula a oralidade e a escuta ativa, conforme a habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção e circulação de textos orais.

A terceira atividade é a “Caixa de Memórias”. Os alunos podem trazer objetos que representem suas famílias e compartilhar suas histórias. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve a construção de narrativas históricas a partir de objetos e memórias.

A quarta ideia é a “Mural da Família”. As crianças podem criar um mural coletivo com fotos e desenhos de suas famílias. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e produção de artes visuais.

A quinta atividade é a “Teatro de Fantoches”. Os alunos podem criar fantoches que representam membros de suas famílias e encenar histórias. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e apresentação de produções artísticas.

A sexta ideia é a “Culinária Familiar”. As crianças podem trazer receitas de família e preparar um prato típico. Essa atividade promove a interação social e a valorização da cultura alimentar, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI01, que trata da relação entre cultura e ciência.

A sétima atividade é o “Diário da Família”. Os alunos podem manter um diário onde registram momentos importantes com suas famílias. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos escritos e a reflexão sobre experiências pessoais.

A oitava ideia é a “Entrevista com os Pais”. As crianças podem entrevistar seus pais sobre suas infâncias e tradições familiares. Essa atividade promove a pesquisa e a valorização da história familiar, alinhando-se à habilidade BNCC EF15HI02, que envolve a pesquisa histórica.

A nona atividade é o “Jogo da Memória Familiar”. Os alunos podem criar um jogo da memória com fotos de seus familiares. Essa atividade estimula a memória e a atenção, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MAT01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

A décima atividade é a “Visita a um Familiar”. Os alunos podem visitar um familiar e compartilhar suas experiências em sala de aula. Essa prática promove a interação social e a valorização das relações familiares, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos sobre experiências vividas.