15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a família

1. Mapa da Família

Uma atividade que envolve a criação de um mapa da família, onde os alunos desenham ou colam fotos de seus familiares e escrevem uma breve descrição sobre cada um. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a identificação e a valorização das diferentes configurações familiares.

2. Cartas para a Família

Nesta atividade, os alunos escrevem cartas para seus familiares, expressando sentimentos e contando sobre suas experiências. Essa prática estimula a comunicação e a afetividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da produção de textos em diferentes gêneros.

3. Entrevista com os Pais

Os alunos realizam entrevistas com seus pais ou responsáveis, coletando informações sobre a história da família e tradições. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF02HI01, que incentiva a pesquisa e a valorização da história familiar.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches que representam membros da família e encenam situações do cotidiano. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a criação e a apresentação de produções artísticas.

5. Livro da Família

Os alunos produzem um livro ilustrado sobre suas famílias, incluindo histórias, fotos e desenhos. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade, relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção de textos narrativos.

6. Jogo da Memória Familiar

Os alunos criam um jogo da memória utilizando fotos de familiares e suas respectivas funções na família. Essa atividade é uma forma lúdica de aprender sobre as relações familiares, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que aborda a compreensão das relações sociais.

7. Painel das Tradições

Nesta atividade, os alunos montam um painel com as tradições familiares, como receitas, festas e costumes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF02HI02, que incentiva a valorização das tradições culturais.

8. Música da Família

Os alunos escolhem uma música que represente sua família e a apresentam para a turma, explicando o porquê da escolha. Essa atividade estimula a expressão musical e a reflexão sobre a identidade familiar, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que trata da apreciação musical.

9. Diário da Família

Os alunos mantêm um diário onde registram momentos especiais com suas famílias ao longo de um mês. Essa atividade promove a escrita reflexiva e a valorização das relações familiares, relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a produção de textos pessoais.

10. Exposição Familiar

Os alunos organizam uma exposição com fotos e objetos que representam suas famílias, apresentando para os colegas. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da apresentação de informações de forma clara e organizada.