15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a água para o 3º ano

1. Experimento da Filtração da Água

Os alunos podem realizar um experimento simples para entender o processo de filtração da água. Para isso, será necessário um recipiente com água suja, areia, carvão ativado e um filtro de café. Os estudantes devem montar um sistema de filtração, observando como a água se torna mais limpa após passar pelos diferentes materiais. Essa atividade está alinhada à habilidade CIÊNCIAS – 3º ano – EF03CI01, que aborda a importância da água e os processos de purificação.

2. Mapa das Fontes de Água da Comunidade

Os alunos podem criar um mapa que represente as fontes de água presentes na comunidade, como rios, lagos e poços. Para isso, eles devem sair em uma caminhada para identificar esses locais e, em sala de aula, utilizar papel kraft e canetas coloridas para desenhar o mapa. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – 3º ano – EF03GE03, que trata da identificação e valorização dos recursos hídricos.

3. Jogo da Memória sobre a Água

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartões que apresentem imagens e informações sobre a água, como seu ciclo, usos e importância. Essa atividade estimula a memorização e o aprendizado lúdico, alinhando-se à habilidade LINGUAGENS – 3º ano – EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos.

4. Criação de Pôsteres sobre a Conservação da Água

Os alunos podem desenvolver pôsteres que abordem a importância da conservação da água, utilizando recortes de revistas, desenhos e informações relevantes. Essa atividade promove a conscientização ambiental e está ligada à habilidade CIÊNCIAS – 3º ano – EF03CI02, que discute a preservação dos recursos naturais.

5. Contação de Histórias sobre a Água

Os alunos podem participar de uma roda de contação de histórias que envolvam a água, como fábulas e mitos que a retratam. Após a contação, eles podem discutir as mensagens e lições aprendidas. Essa atividade está alinhada à habilidade LINGUAGENS – 3º ano – EF15LP02, que envolve a apreciação de diferentes narrativas.

6. Experiência do Ciclo da Água

Os alunos podem criar um mini-ciclo da água em uma garrafa PET, utilizando água, terra e plantas. Eles devem observar como a água evapora, condensa e precipita. Essa atividade está relacionada à habilidade CIÊNCIAS – 3º ano – EF03CI03, que aborda o ciclo da água e suas transformações.

7. Debate sobre o Uso da Água na Escola

Os alunos podem participar de um debate sobre como a água é utilizada na escola e como podem economizá-la. Eles devem apresentar suas ideias e sugestões. Essa atividade se conecta à habilidade HISTÓRIA – 3º ano – EF03HI04, que envolve a discussão de temas sociais e ambientais.

8. Criação de Canções sobre a Água

Os alunos podem compor canções que falem sobre a água e sua importância. Eles podem apresentar suas músicas para a turma, utilizando instrumentos simples. Essa atividade está alinhada à habilidade LINGUAGENS – 3º ano – EF15AR01, que envolve a criação e apreciação de produções artísticas.

9. Visita a um Corpo Hídrico

Os alunos podem realizar uma visita a um rio ou lago próximo, onde poderão observar a fauna e flora locais. Após a visita, eles devem registrar suas observações em um diário. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – 3º ano – EF03GE04, que trata da observação e análise do meio ambiente.

10. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a Água

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a água, abordando temas como seu ciclo, importância e conservação. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade LINGUAGENS – 3º ano – EF15LP03, que envolve a produção e interpretação de textos orais.