15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a água na educação infantil

1. Experiência da Água em Diferentes Estados

Nesta atividade, as crianças poderão observar a água em seus diferentes estados: sólido, líquido e gasoso. Para isso, os professores podem levar cubos de gelo, água em temperatura ambiente e vapor de água (como o vapor de uma chaleira). As crianças devem descrever o que observam e discutir como a água muda de estado. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI02CG01, que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Pintura com Água Colorida

Utilizando água e corantes alimentares, os alunos podem criar obras de arte. Com pincéis e papel, as crianças podem explorar a mistura de cores e a forma como a água se espalha. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de abordar a habilidade BNCC: EI03CG02, que incentiva a expressão artística.

3. Jogo de Perguntas sobre a Água

Os professores podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre a importância da água, seu ciclo e como economizá-la. As crianças podem trabalhar em grupos para responder às perguntas, promovendo o aprendizado colaborativo e a habilidade BNCC: EI03EF01, que trata da interação e troca de ideias.

4. Experimento de Filtração de Água

Com materiais simples como areia, pedras e carvão, as crianças podem montar um filtro de água. Essa atividade prática ensina sobre a purificação da água e a importância da preservação dos recursos hídricos. A habilidade BNCC relacionada é EI02CI03, que envolve a exploração de processos de transformação de materiais.

5. Contação de Histórias sobre a Água

Os educadores podem contar histórias que envolvem a água, como fábulas ou contos que abordam a importância desse recurso. Após a contação, as crianças podem discutir o que aprenderam e criar suas próprias histórias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI03LP01, que trata da apreciação e produção de narrativas.

6. Criação de um Mural da Água

As crianças podem coletar imagens, desenhos e informações sobre a água e criar um mural na sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade BNCC: EI03EF02, que envolve a construção de conhecimentos em grupo.

7. Experiência do Ciclo da Água

Utilizando uma garrafa plástica, os alunos podem recriar o ciclo da água. Ao colocar água, aquecer e observar a condensação, as crianças aprendem sobre esse processo natural. A habilidade BNCC correspondente é EI02CI02, que envolve a compreensão de fenômenos naturais e suas interações.

8. Atividade de Sensibilização sobre a Economia de Água

Os alunos podem participar de uma discussão sobre a importância de economizar água. Em seguida, podem criar cartazes com dicas de como economizar água em casa e na escola. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EI03EF03, que incentiva a reflexão sobre práticas sustentáveis.

9. Experiência com Plantas e Água

As crianças podem plantar sementes e observar o crescimento das plantas com e sem água. Essa atividade ensina sobre a importância da água para a vida das plantas e está alinhada à habilidade BNCC: EI02CI01, que envolve a observação de seres vivos e suas necessidades.

10. Jogo de Memória com Imagens da Água

Os educadores podem criar um jogo de memória utilizando imagens relacionadas à água, como rios, lagos, chuvas e oceanos. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento de diferentes aspectos da água, alinhando-se à habilidade BNCC: EI03EF04, que envolve jogos e brincadeiras.