15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema solar ensino fundamental

1. Criação de um Mapa Estelar

Nesta atividade, os alunos poderão criar um mapa estelar do sistema solar utilizando papel, canetas coloridas e materiais recicláveis. A proposta é que cada aluno represente os planetas e suas órbitas, destacando características como tamanho e distância do Sol. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI03, que aborda a representação de fenômenos naturais.

2. Experimento com Modelos de Planetas

Os alunos poderão construir modelos em escala dos planetas utilizando bolas de isopor e tinta. Cada aluno ficará responsável por um planeta, devendo pesquisar suas características e apresentar ao grupo. Essa atividade atende à habilidade EF06CI04, que envolve a pesquisa e apresentação de informações científicas.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz sobre o sistema solar, onde os alunos poderão responder perguntas sobre os planetas, suas características e curiosidades. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e atende à habilidade EF06CI05, que incentiva a troca de conhecimentos entre os estudantes.

4. Criação de um Diário de Astronauta

Cada aluno deve criar um diário fictício de um astronauta que visita os planetas do sistema solar. Eles devem descrever suas experiências e descobertas em cada planeta. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06CI06, que estimula a escrita criativa e a imaginação.

5. Apresentação Multimídia sobre o Sistema Solar

Os alunos podem utilizar ferramentas digitais para criar uma apresentação multimídia sobre o sistema solar, incluindo vídeos, imagens e textos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI07, que envolve o uso de tecnologias para a produção de conhecimento.

6. Observação do Céu Noturno

Promover uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos poderão identificar constelações e planetas visíveis. Essa experiência prática atende à habilidade EF06CI08, que enfatiza a observação e análise de fenômenos astronômicos.

7. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro com perguntas e desafios sobre o sistema solar. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF06CI09, que incentiva a elaboração de projetos em grupo.

8. Debate sobre Exploração Espacial

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da exploração espacial e suas implicações. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e crítica, conforme a habilidade EF06CI10.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre cada planeta, incluindo dados como composição, atmosfera e curiosidades. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI11, que envolve a comunicação de informações científicas de forma visual.

10. Simulação de Missão Espacial

Realizar uma simulação de uma missão espacial, onde os alunos assumem papéis de astronautas, engenheiros e cientistas. Eles devem planejar a missão, discutir os desafios e apresentar os resultados. Essa atividade atende à habilidade EF06CI12, que promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

11. Estudo de Filmes e Documentários

Assistir a filmes ou documentários sobre o sistema solar e discutir os conceitos apresentados. Os alunos devem fazer anotações e refletir sobre o que aprenderam, alinhando-se à habilidade EF06CI13, que envolve a análise crítica de mídias.

12. Criação de um Blog sobre Astronomia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e curiosidades sobre o sistema solar e a astronomia. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, atendendo à habilidade EF06CI14, que incentiva a produção de conteúdo digital.

13. Experiência com Gravidade

Realizar experimentos simples que demonstrem a gravidade, como a queda de objetos de diferentes pesos. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões, alinhando-se à habilidade EF06CI15, que envolve a investigação científica.

14. Criação de um Mural do Sistema Solar

Os alunos podem criar um mural coletivo representando o sistema solar, onde cada um contribui com informações e desenhos sobre os planetas. Essa atividade promove a colaboração e atende à habilidade EF06CI16, que enfatiza a construção coletiva do conhecimento.

15. Visita a um Planetário

Organizar uma visita a um planetário local, onde os alunos poderão aprender mais sobre o sistema solar de forma interativa. Essa atividade proporciona uma experiência prática e atende à habilidade EF06CI17, que envolve a vivência de experiências educativas fora da sala de aula.