15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema solar 4º ano

1. Criação de um Mapa do Sistema Solar

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa do sistema solar utilizando cartolina e materiais recicláveis. Eles devem representar os planetas, suas órbitas e o sol, utilizando cores e tamanhos proporcionais. Essa atividade desenvolve a habilidade EF04CI09, que trata da identificação e representação dos corpos celestes.

2. Apresentação de Planetas

Os alunos poderão escolher um planeta para pesquisar e apresentar para a turma. Eles devem incluir informações sobre a composição, atmosfera, temperatura e características principais. Essa atividade se alinha à habilidade EF04CI10, que envolve a pesquisa e apresentação de informações científicas.

3. Experimento sobre Gravidade

Realizar um experimento simples para demonstrar a gravidade em diferentes planetas. Os alunos podem usar bolas de diferentes tamanhos e pesos para simular a gravidade em planetas como Júpiter e Marte. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04CI11, que aborda a compreensão dos efeitos da gravidade.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o sistema solar, onde os alunos podem competir em grupos. As perguntas devem abranger características dos planetas, suas distâncias do sol e curiosidades. Essa atividade atende à habilidade EF04CI12, que incentiva a investigação e o questionamento científico.

5. Criação de um Diário Espacial

Cada aluno deve criar um diário onde registrará suas descobertas sobre o sistema solar ao longo do mês. Eles podem incluir desenhos, informações e reflexões pessoais. Essa atividade se relaciona à habilidade EF04CI13, que envolve a documentação de experiências e aprendizados.

6. Montagem de um Modelo do Sistema Solar

Os alunos podem montar um modelo tridimensional do sistema solar utilizando materiais como isopor, papel e tinta. Cada grupo ficará responsável por um conjunto de planetas e deverá apresentar seu modelo para a turma. Essa atividade se alinha à habilidade EF04CI14, que envolve a construção de modelos e representações.

7. Vídeo Educativo sobre o Sistema Solar

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre o sistema solar, abordando os planetas e suas características. Eles podem usar ferramentas digitais para editar e apresentar o vídeo para a turma. Essa atividade atende à habilidade EF04CI15, que incentiva a produção de conteúdos digitais.

8. Estudo de Casos de Missões Espaciais

Os alunos devem pesquisar sobre missões espaciais famosas, como a Apollo 11 ou a missão Mars Rover. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, discutindo a importância dessas missões. Essa atividade se relaciona à habilidade EF04CI16, que envolve a análise de dados e informações científicas.

9. Criação de Cartazes Informativos

Criar cartazes informativos sobre cada planeta do sistema solar, destacando suas características e curiosidades. Os cartazes devem ser expostos na sala de aula. Essa atividade se alinha à habilidade EF04CI17, que envolve a comunicação de informações científicas de forma visual.

10. Debate sobre a Exploração Espacial

Organizar um debate sobre a importância da exploração espacial e os impactos que ela pode ter na vida na Terra. Os alunos devem se preparar para defender suas opiniões. Essa atividade atende à habilidade EF04CI18, que envolve a argumentação e o desenvolvimento do pensamento crítico.