15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema solar 3º ano

1. Criação de um Mapa do Sistema Solar

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa do sistema solar utilizando cartolina e materiais recicláveis. Eles devem representar os planetas em suas respectivas distâncias do sol, utilizando escalas. Essa atividade desenvolve a habilidade EF02CI03, que envolve a observação e representação de fenômenos naturais.

2. Jogo da Memória dos Planetas

Os alunos poderão criar um jogo da memória com imagens dos planetas e suas características. Cada aluno deve desenhar ou imprimir as cartas, que devem conter informações como tamanho, distância do sol e composição. Essa atividade atende à habilidade EF02CI04, que incentiva a comparação e classificação de objetos e seres vivos.

3. Apresentação sobre os Planetas

Os alunos devem escolher um planeta e preparar uma apresentação em grupo, utilizando recursos visuais como cartazes ou slides. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF02LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Experiência com a Gravidade

Realizar uma experiência simples para demonstrar a gravidade, utilizando bolas de diferentes tamanhos e pesos. Os alunos devem observar como a gravidade afeta os objetos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI05, que aborda a investigação de fenômenos físicos.

5. Criação de um Diário Espacial

Cada aluno deve criar um diário onde registrará informações sobre o sistema solar, incluindo dados sobre os planetas, curiosidades e ilustrações. Essa atividade promove a habilidade EF02LP02, que envolve a produção de textos informativos.

6. Montagem de um Móbile do Sistema Solar

Os alunos irão montar um móbile representando o sistema solar, utilizando materiais como papel, fios e tesoura. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02AR01, que envolve a criação e apreciação de obras de arte.

7. Vídeo Educativo sobre o Sistema Solar

Os alunos devem produzir um vídeo educativo sobre o sistema solar, abordando os planetas e suas características. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF02LP03, que envolve a utilização de diferentes linguagens para a produção de textos.

8. Simulação de uma Viagem Espacial

Os alunos poderão simular uma viagem ao espaço, onde cada um representará um planeta e deverá apresentar informações sobre ele. Essa atividade está ligada à habilidade EF02CI06, que envolve a compreensão de sistemas e suas interações.

9. Criação de um Quiz sobre o Sistema Solar

Os alunos devem elaborar um quiz com perguntas sobre o sistema solar, que será aplicado aos colegas. Essa atividade promove a habilidade EF02LP04, que envolve a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos.

10. Estudo de Caso: A Terra e seus Recursos

Nesta atividade, os alunos irão investigar os recursos naturais da Terra e sua importância, comparando com outros planetas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI07, que envolve a análise de relações entre seres vivos e o meio ambiente.