15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema solar 2º ano

1. Criação de um Mapa do Sistema Solar

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa do sistema solar utilizando papel kraft e materiais recicláveis. Eles devem representar os planetas em suas respectivas distâncias do sol, utilizando escalas. Essa atividade desenvolve a habilidade EF02CI03, que envolve a observação e a representação de fenômenos naturais.

2. Jogo da Memória Planetário

Os alunos irão criar um jogo da memória com imagens dos planetas e suas características. Cada aluno deve desenhar um planeta e escrever três curiosidades sobre ele. Essa atividade estimula a habilidade EF02CI04, que trata da identificação e descrição de seres e fenômenos da natureza.

3. Experimento com a Gravidade

Os alunos irão realizar um experimento simples para entender a gravidade, utilizando bolas de diferentes tamanhos e pesos. Eles devem observar como a gravidade afeta a queda dos objetos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI05, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

4. Contação de Histórias sobre o Sistema Solar

Os alunos irão criar e contar histórias sobre os planetas, personificando-os. Cada aluno deve escolher um planeta e desenvolver uma narrativa que inclua suas características. Essa atividade promove a habilidade EF02LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Construção de um Modelo do Sistema Solar

Os alunos irão construir um modelo tridimensional do sistema solar utilizando materiais como isopor, papel e tinta. Eles devem representar o sol e os planetas em suas proporções corretas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI06, que envolve a representação de fenômenos naturais.

6. Pesquisa sobre Missões Espaciais

Os alunos irão pesquisar sobre as principais missões espaciais que exploraram o sistema solar, como a Voyager e a Mars Rover. Eles devem apresentar suas descobertas em um cartaz. Essa atividade desenvolve a habilidade EF02CI07, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações científicas.

7. Criação de um Diário de Bordo Espacial

Cada aluno deve criar um diário de bordo como se fosse um astronauta viajando pelo sistema solar. Eles devem descrever suas experiências em cada planeta visitado. Essa atividade estimula a habilidade EF02LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

8. Atividade de Classificação dos Planetas

Os alunos irão classificar os planetas em diferentes categorias, como planetas rochosos e gasosos. Eles devem criar uma tabela para organizar as informações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI08, que envolve a classificação de seres e fenômenos da natureza.

9. Mapa Estelar com Conexões

Os alunos irão criar um mapa estelar, conectando constelações e planetas visíveis à noite. Eles devem usar lanternas para simular a luz das estrelas. Essa atividade promove a habilidade EF02CI09, que envolve a observação e a interpretação de fenômenos celestes.

10. Apresentação de Planetas em Grupo

Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo ficará responsável por um planeta. Eles devem preparar uma apresentação sobre as características do seu planeta e apresentá-la para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02LP03, que envolve a apresentação de informações de forma clara e organizada.