15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema respiratório 5º ano

1. Jogo da Memória sobre o Sistema Respiratório

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham imagens e definições de partes do sistema respiratório, como pulmões, traqueia e alvéolos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento das estruturas. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI01.

2. Experimento com Balões

Utilize balões para demonstrar como os pulmões funcionam. Os alunos podem inflar balões e observar como a pressão do ar influencia o tamanho dos balões, simulando a respiração. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI02.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre o sistema respiratório, destacando suas partes e funções. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de facilitar a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI03.

4. Mapa Conceitual

Desenvolver um mapa conceitual em grupo sobre o sistema respiratório, onde os alunos organizam as informações aprendidas e relacionam as partes do sistema com suas funções. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI04.

5. Vídeo Educativo

Pedir aos alunos que assistam a um vídeo educativo sobre o sistema respiratório e, em seguida, realizem uma discussão em sala sobre os pontos mais importantes abordados. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz sobre o sistema respiratório, onde os alunos respondem a perguntas e ganham pontos por cada resposta correta. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a competição saudável. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI06.

7. Estudo de Caso: Doenças Respiratórias

Apresentar casos de doenças respiratórias comuns, como asma e pneumonia, e discutir suas causas e efeitos. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI07.

8. Atividade de Teatro

Os alunos podem encenar uma peça de teatro que ilustre o funcionamento do sistema respiratório, incluindo personagens que representam as diferentes partes do sistema. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI08.

9. Experiência com Diferença de Pressão

Realizar uma experiência simples que demonstre como a diferença de pressão é importante para a respiração. Os alunos podem usar garrafas plásticas e água para visualizar o conceito. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI09.

10. Criação de um Diário de Observação

Pedir aos alunos que mantenham um diário de observação sobre como a respiração é afetada por diferentes atividades físicas, registrando suas percepções e aprendizados. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI10.

11. Debate sobre Poluição e Saúde Respiratória

Promover um debate sobre como a poluição do ar afeta a saúde respiratória. Os alunos podem pesquisar dados e apresentar argumentos sobre a importância de um ambiente saudável. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI11.

12. Criação de um Blog sobre Saúde Respiratória

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre o sistema respiratório e dicas para manter a saúde respiratória. Essa atividade incentiva a escrita e a pesquisa. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI12.

13. Desenho do Sistema Respiratório

Os alunos podem desenhar e rotular o sistema respiratório, identificando suas partes principais. Essa atividade ajuda na visualização e compreensão do tema. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI13.

14. Pesquisa sobre a Respiração em Animais

Os alunos podem pesquisar como diferentes animais respiram e apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade amplia o conhecimento sobre o tema. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI14.

15. Simulação de Respiração

Realizar uma atividade prática onde os alunos simulem a respiração, utilizando canudos e copos com água para entender o processo de troca gasosa. Habilidade BNCC: CIENCIAS 5º ANO – EF05CI15.