15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sistema monetário 3º ano

1. Jogo de Simulação de Compras

Os alunos podem participar de um jogo de simulação de compras, onde cada um recebe uma quantia fictícia de dinheiro. Eles devem escolher produtos de uma lista e calcular o total das compras, praticando a adição e subtração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT101, que envolve o uso de operações matemáticas em situações do cotidiano.

2. Criação de uma Loja Virtual

Os estudantes podem criar uma loja virtual em grupos, onde devem definir produtos, preços e estratégias de venda. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de abordar a habilidade BNCC EM13MAT102, que trata da elaboração de propostas de venda e negociação.

3. Pesquisa de Preços

Os alunos podem realizar uma pesquisa de preços em supermercados ou lojas locais, comparando os valores de produtos semelhantes. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EM13MAT103, que envolve a coleta e análise de dados para tomada de decisões.

4. Jogo da Memória Monetária

Crie um jogo da memória com cartões que contenham diferentes cédulas e moedas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a fixar o reconhecimento das diferentes denominações. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT104, que aborda a identificação e o uso de diferentes formas de dinheiro.

5. Criação de um Orçamento Familiar

Os alunos devem elaborar um orçamento familiar fictício, considerando receitas e despesas mensais. Essa atividade promove o entendimento sobre a importância do planejamento financeiro e está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT105, que envolve a construção de gráficos e tabelas para representar dados financeiros.

6. Teatro do Sistema Monetário

Os alunos podem encenar uma peça de teatro que retrate a história do dinheiro e sua evolução, desde a troca de mercadorias até o uso de moedas e cédulas. Essa atividade estimula a criatividade e está ligada à habilidade BNCC EM13MAT106, que trata da compreensão histórica e social do sistema monetário.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os estudantes podem criar cartazes que expliquem o sistema monetário, incluindo informações sobre cédulas, moedas e a importância do dinheiro na sociedade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT107, que envolve a comunicação de informações matemáticas de forma clara e objetiva.

8. Jogo de Tabuleiro do Sistema Monetário

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos devem percorrer um caminho, realizando transações financeiras e enfrentando desafios relacionados ao sistema monetário. Essa atividade promove a interação e está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT108, que envolve a resolução de problemas em contextos financeiros.

9. Entrevista com Profissionais da Área Financeira

Os alunos podem entrevistar profissionais que trabalham com finanças, como contadores ou economistas, para entender melhor o funcionamento do sistema monetário. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT109, que envolve a pesquisa e a análise de informações em contextos reais.

10. Criação de um Diário de Gastos

Os estudantes devem manter um diário de gastos fictício por uma semana, registrando todas as “compras” que fariam. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência financeira e está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT110, que trata da reflexão sobre hábitos de consumo e suas consequências.