15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema monetário 2º ano

1. Jogo de Simulação de Compras

Os alunos podem participar de um jogo de simulação de compras em sala de aula, onde cada um recebe uma quantia fictícia em dinheiro. Eles devem usar esse dinheiro para “comprar” itens que foram previamente disponibilizados, como materiais escolares ou brinquedos. Essa atividade ajuda a entender o conceito de sistema monetário, além de desenvolver habilidades de contagem e troco. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA05.

2. Criação de uma Loja

Os alunos podem criar uma loja fictícia, onde cada grupo é responsável por um tipo de produto. Eles devem determinar os preços, criar etiquetas e até mesmo fazer propaganda. Essa atividade promove a compreensão do valor dos produtos e a importância do sistema monetário. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA06.

3. Jogo do Mercado

Organize um jogo do mercado em que os alunos atuam como vendedores e compradores. Cada aluno recebe um papel que define seu papel no mercado, e eles devem negociar preços e realizar transações. Essa atividade é excelente para entender a dinâmica do sistema monetário e a importância da negociação. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA07.

4. Pesquisa de Preços

Os alunos podem realizar uma pesquisa de preços em supermercados ou lojas da comunidade. Eles devem anotar os preços de produtos comuns e apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade ajuda a entender a variação de preços e a importância do sistema monetário na vida cotidiana. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA08.

5. Criação de Moedas e Notas

Os alunos podem criar suas próprias moedas e notas, desenhando e colorindo. Em seguida, eles podem usar essas criações em atividades de compra e venda. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do que é o dinheiro. Habilidade BNCC: Artes – EF02AR01.

6. Contagem de Dinheiro

Utilize fichas ou moedas de brinquedo para ensinar os alunos a contar dinheiro. Proponha desafios de contagem, como somar diferentes valores e calcular troco. Essa prática é fundamental para a compreensão do sistema monetário. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA05.

7. História do Dinheiro

Realize uma aula sobre a história do dinheiro, abordando como ele evoluiu ao longo do tempo. Os alunos podem criar uma linha do tempo ilustrativa que mostre as diferentes formas de dinheiro utilizadas. Habilidade BNCC: História – EF02HI01.

8. Jogo da Memória do Dinheiro

Crie um jogo da memória com imagens de diferentes moedas e notas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que os ajudará a reconhecer as diferentes denominações do dinheiro. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA06.

9. Atividade de Troco

Simule situações de compra onde os alunos precisam calcular o troco correto. Apresente diferentes cenários e valores, desafiando-os a encontrar a solução correta. Essa atividade é essencial para a prática do sistema monetário. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA07.

10. Criação de Cartões de Compras

Os alunos podem criar cartões de compras que representam diferentes quantias de dinheiro. Eles podem usar esses cartões em atividades de simulação de compras, ajudando a entender o conceito de crédito e débito. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA08.