15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sistema digestório 5º ano

1. Jogo da Memória sobre o Sistema Digestório

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham imagens e definições de partes do sistema digestório, como esôfago, estômago, intestinos e fígado. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a associação entre os termos e suas funções. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI01.

2. Montagem do Sistema Digestório em 3D

Utilize materiais recicláveis para que os alunos montem um modelo tridimensional do sistema digestório. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das partes do sistema, além de promover a discussão sobre a importância de cada órgão. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI02.

3. Experimento com Alimentos e Digestão

Realize um experimento simples utilizando alimentos como pão e água para simular o processo de digestão. Os alunos podem observar como os alimentos se transformam e discutir a importância da saliva e dos sucos gástricos. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI03.

4. Criação de um Diário Alimentar

Peça aos alunos que mantenham um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que comem. Em seguida, eles devem analisar como os alimentos ingeridos afetam o sistema digestório e a saúde em geral. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI04.

5. Debate sobre Hábitos Alimentares

Organize um debate em sala de aula sobre hábitos alimentares saudáveis e suas consequências para o sistema digestório. Os alunos podem pesquisar e apresentar dados sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI05.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos devem criar cartazes que expliquem o funcionamento do sistema digestório, incluindo as etapas da digestão e a função de cada órgão. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apresentação visual de informações. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre o sistema digestório, onde os alunos podem testar seus conhecimentos e aprender de forma lúdica. As perguntas podem variar em dificuldade, abrangendo desde conceitos básicos até detalhes mais complexos. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI07.

8. Visita a um Mercado ou Feira

Organize uma visita a um mercado ou feira local, onde os alunos podem observar e aprender sobre diferentes alimentos e sua importância para a saúde digestiva. Após a visita, promova uma discussão sobre a relação entre alimentação e saúde. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI08.

9. Criação de uma Receita Saudável

Peça aos alunos que criem uma receita saudável, explicando como cada ingrediente contribui para a saúde do sistema digestório. Eles podem apresentar suas receitas para a turma, promovendo a troca de ideias e a valorização de uma alimentação equilibrada. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI09.

10. Análise de Rótulos de Alimentos

Os alunos devem trazer rótulos de alimentos de casa e analisá-los em sala de aula. Eles podem discutir os ingredientes, a quantidade de açúcar e outros componentes que afetam a saúde digestiva, promovendo a conscientização sobre a alimentação. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI10.

11. Criação de um Vídeo Educativo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um vídeo educativo sobre uma parte específica do sistema digestório. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo o aprendizado colaborativo e a criatividade. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI11.

12. Estudo de Caso: Problemas Digestivos

Apresente aos alunos casos fictícios de problemas digestivos e discuta as possíveis causas e soluções. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento adquirido sobre o sistema digestório. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI12.

13. Mapa Conceitual do Sistema Digestório

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione os diferentes órgãos do sistema digestório e suas funções. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as interações entre os componentes do sistema. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI13.

14. Entrevista com um Nutricionista

Convide um nutricionista para falar sobre a importância da alimentação para a saúde digestiva. Os alunos podem preparar perguntas e participar ativamente da conversa, enriquecendo seu conhecimento sobre o tema. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI14.

15. Criação de um Blog sobre Alimentação e Saúde

Os alunos podem criar um blog em grupo onde compartilham informações sobre alimentação saudável e seu impacto no sistema digestório. Essa atividade promove a escrita, a pesquisa e a troca de informações entre os alunos. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI15.