15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema digestório 4º ano

1. Jogo da Memória do Sistema Digestório

Crie um jogo da memória com cartões que apresentem diferentes partes do sistema digestório, como esôfago, estômago, intestinos e fígado. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao mesmo tempo, aprender sobre a função de cada órgão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF04CI01, que aborda a identificação das funções dos órgãos do corpo humano.

2. Montagem do Sistema Digestório

Utilize materiais recicláveis para que os alunos montem um modelo tridimensional do sistema digestório. Essa atividade permite que os estudantes visualizem a disposição dos órgãos e compreendam melhor suas funções. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF04CI02, que envolve a representação de sistemas e suas interações.

3. Experimento da Digestão

Realize um experimento simples que simule o processo de digestão. Utilize alimentos como pão e água, e mostre como a saliva e o suco gástrico atuam na quebra dos alimentos. Os alunos podem observar as mudanças e discutir o que acontece em cada etapa da digestão, alinhando-se à habilidade BNCC EF04CI03, que trata dos processos de transformação de substâncias.

4. Criação de um Diário Alimentar

Peça aos alunos que mantenham um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que comem. Depois, eles podem analisar como os diferentes alimentos afetam o sistema digestório e discutir a importância de uma alimentação equilibrada. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF04CI04, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

5. Teatro do Sistema Digestório

Organize uma apresentação teatral onde os alunos representam as partes do sistema digestório e suas funções. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do tema de forma lúdica, alinhando-se à habilidade BNCC EF04AR05, que envolve a expressão artística e a comunicação.

6. Quiz Interativo

Desenvolva um quiz interativo sobre o sistema digestório, utilizando plataformas digitais. Os alunos podem responder perguntas sobre as funções dos órgãos e o processo de digestão. Essa atividade promove o aprendizado ativo e está relacionada à habilidade BNCC EF04CI05, que envolve a pesquisa e a utilização de informações científicas.

7. Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo explicando o funcionamento do sistema digestório. Eles podem usar animações ou dramatizações para tornar o conteúdo mais interessante. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF04CI06, que trata da produção de conteúdos em diferentes mídias.

8. Mapa Conceitual do Sistema Digestório

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual que relacione os órgãos do sistema digestório e suas funções. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as interações entre os diferentes componentes, alinhando-se à habilidade BNCC EF04CI07, que envolve a construção de representações gráficas.

9. Pesquisa sobre Doenças do Sistema Digestório

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre doenças que afetam o sistema digestório, como gastrite e refluxo. Eles devem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a troca de informações e a conscientização sobre a saúde. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF04CI08, que aborda a pesquisa e a análise de informações sobre saúde.

10. Criação de um Cardápio Saudável

Os alunos devem criar um cardápio saudável que favoreça o bom funcionamento do sistema digestório. Eles podem incluir informações sobre os benefícios de cada alimento escolhido. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF04CI09, que trata da relação entre alimentação, saúde e bem-estar.