15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema de numeração decimal

1. Jogo da Memória com Números Decimais

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham números decimais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a identificação e a comparação de valores decimais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA05, que envolve a leitura e a escrita de números decimais.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos podem coletar dados sobre a temperatura diária ou a quantidade de chuva em uma semana e, em seguida, representar esses dados em gráficos de barras ou linhas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02MA15, que trata da interpretação de gráficos e tabelas.

3. Atividade de Compras no Supermercado

Simule uma atividade de compras onde os alunos devem calcular o total de uma lista de compras utilizando preços em decimal. Essa prática está relacionada à habilidade EF02MA12, que envolve a adição e a subtração de números decimais.

4. Jogo de Dados com Números Decimais

Utilize dados que tenham faces com números decimais. Os alunos devem lançar os dados e somar os valores obtidos. Essa atividade promove a prática da adição de números decimais, alinhando-se à habilidade EF02MA11.

5. Criação de Cartazes com Números Decimais

Os alunos podem criar cartazes que apresentem diferentes números decimais e suas representações em frações. Essa atividade estimula a criatividade e está ligada à habilidade EF02MA06, que envolve a relação entre frações e números decimais.

6. Desafio do Preço Justo

Proponha um desafio onde os alunos devem estimar o preço de produtos em uma loja e, em seguida, verificar o preço real. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA13, que envolve a estimativa e o cálculo de preços.

7. Caça ao Tesouro com Números Decimais

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas envolvam cálculos com números decimais. Os alunos devem resolver as operações para encontrar a próxima pista, promovendo a prática da matemática de forma lúdica, alinhada à habilidade EF02MA10.

8. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro onde cada casa representa um número decimal. Ao cair em uma casa, o jogador deve realizar uma operação matemática com o número. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02MA09, que envolve a resolução de problemas com números decimais.

9. Atividades de Comparação de Números Decimais

Proponha atividades onde os alunos devem comparar diferentes números decimais, utilizando símbolos de maior, menor e igual. Essa prática está alinhada à habilidade EF02MA07, que envolve a comparação de números decimais.

10. Criação de Histórias com Números Decimais

Os alunos podem criar histórias que envolvam números decimais, como a contagem de dinheiro ou a medição de ingredientes em uma receita. Essa atividade estimula a escrita e está ligada à habilidade EF02MA08, que envolve a aplicação de números decimais em situações do cotidiano.