15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sistema de medidas

1. Medindo com Objetos do Dia a Dia

Nesta atividade, os alunos utilizarão objetos comuns, como lápis, borrachas e livros, para medir o comprimento de diferentes itens na sala de aula. A ideia é que eles registrem as medidas em centímetros e milímetros, promovendo a prática do sistema métrico. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA10 da BNCC, que aborda a utilização de unidades de medida.

2. Criação de Gráficos de Medidas

Os alunos coletarão dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, criarão gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade estimula a interpretação de dados e a comparação de medidas, alinhando-se à habilidade EF02MA12 da BNCC, que envolve a construção e interpretação de gráficos.

3. Jogo de Adivinhação de Medidas

Os alunos participarão de um jogo em que deverão adivinhar a medida de diferentes objetos utilizando pistas. Por exemplo, “Qual é o comprimento da régua?” Essa atividade promove a estimativa e a comparação de medidas, atendendo à habilidade EF02MA09 da BNCC, que trata da estimativa de medidas.

4. Experimentos com Líquidos

Os alunos realizarão medições de líquidos utilizando copos medidores. Eles poderão comparar volumes de água, suco e outros líquidos, registrando suas observações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA11 da BNCC, que envolve a medição de volumes e capacidades.

5. Criação de um Mapa da Sala de Aula

Nesta atividade, os alunos desenharão um mapa da sala de aula utilizando escalas. Eles deverão medir a distância entre as mesas e outros objetos, promovendo a prática de medidas em um contexto real. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02MA13 da BNCC, que aborda a representação de espaços.

6. Cálculo de Área e Perímetro

Os alunos aprenderão a calcular a área e o perímetro de formas geométricas simples, como quadrados e retângulos, utilizando medidas em centímetros. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA14 da BNCC, que envolve o cálculo de áreas e perímetros.

7. Medidas de Tempo

Os alunos criarão cronogramas de atividades diárias, registrando o tempo gasto em cada uma delas. Essa atividade promove a compreensão das unidades de medida de tempo, como horas e minutos, e está alinhada à habilidade EF02MA15 da BNCC, que trata da medição do tempo.

8. Comparação de Temperaturas

Os alunos realizarão medições de temperatura utilizando termômetros, registrando as temperaturas em graus Celsius. Eles poderão comparar as temperaturas de diferentes ambientes, como a sala de aula e o pátio. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02MA16 da BNCC, que aborda a medição de temperaturas.

9. Desafio de Medidas com Fitas Métricas

Os alunos participarão de um desafio em que deverão medir diferentes objetos utilizando fitas métricas. Eles registrarão as medidas e discutirão as diferenças entre as medidas obtidas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA10 da BNCC, que envolve a utilização de unidades de medida.

10. Criação de um Diário de Medidas

Os alunos manterão um diário onde registrarão suas medições diárias, como a altura de plantas que estão cultivando ou o crescimento de um animal de estimação. Essa atividade promove a prática contínua de medições e está alinhada à habilidade EF02MA11 da BNCC, que envolve a medição de diferentes grandezas.