15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema circulatório ensino fundamental

1. Jogo da Memória do Sistema Circulatório

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes partes do sistema circulatório, como coração, artérias, veias e capilares. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento das funções de cada componente. Essa atividade atende à habilidade CIENCIAS – EF06CI01, que envolve a identificação das funções dos sistemas do corpo humano.

2. Mapa Conceitual do Sistema Circulatório

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual em grupos, onde devem relacionar os componentes do sistema circulatório e suas funções. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a compreensão das interconexões entre os elementos do sistema. A atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – EF06CI02, que aborda a análise das interações entre os sistemas do corpo.

3. Experimento com Corante e Água

Realize um experimento simples utilizando água e corante para simular a circulação sanguínea. Os alunos podem observar como o corante se espalha na água, representando a distribuição do sangue pelo corpo. Essa atividade prática se relaciona com a habilidade CIENCIAS – EF06CI03, que envolve a realização de investigações científicas.

4. Criação de um Diário do Coração

Peça aos alunos que mantenham um diário do coração, registrando suas atividades físicas diárias e como elas afetam sua frequência cardíaca. Essa atividade promove a conscientização sobre a saúde cardiovascular e está alinhada à habilidade CIENCIAS – EF06CI04, que trata da importância da atividade física para a saúde.

5. Teatro de Fantoches sobre o Sistema Circulatório

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde cada fantoche representa uma parte do sistema circulatório. Eles devem apresentar como essas partes trabalham juntas para manter o corpo saudável. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF06CI05, que envolve a apresentação de informações científicas.

6. Desenho do Sistema Circulatório

Os alunos devem desenhar o sistema circulatório, identificando as principais partes e suas funções. Essa atividade permite que eles expressem sua compreensão de forma visual e está relacionada à habilidade CIENCIAS – EF06CI06, que envolve a representação de sistemas e processos biológicos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre o sistema circulatório, onde os alunos podem testar seus conhecimentos. As perguntas podem variar em dificuldade, e os alunos podem trabalhar em equipes. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade CIENCIAS – EF06CI07, que envolve a aplicação de conhecimentos científicos em situações práticas.

8. Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo explicando o funcionamento do sistema circulatório. Eles podem usar animações ou dramatizações para ilustrar como o sangue circula pelo corpo. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação, alinhando-se à habilidade CIENCIAS – EF06CI08, que envolve a produção de conteúdos informativos.

9. Análise de Gráficos de Frequência Cardíaca

Os alunos podem coletar dados sobre sua frequência cardíaca antes e depois de atividades físicas e analisar os gráficos resultantes. Essa atividade promove a análise de dados e está alinhada à habilidade MATEMATICA – EF06MA13, que envolve a interpretação de gráficos e tabelas.

10. Visita a um Laboratório de Ciências

Organize uma visita a um laboratório de ciências onde os alunos possam observar experimentos relacionados ao sistema circulatório. Essa experiência prática enriquece o aprendizado e está alinhada à habilidade CIENCIAS – EF06CI09, que envolve a observação e a experimentação em ambientes científicos.