15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema cardiovascular 8º ano

1. Jogo da Memória sobre o Sistema Cardiovascular

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham imagens e informações sobre as partes do sistema cardiovascular, como coração, artérias, veias e capilares. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a compreensão das funções de cada componente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF09CI03, que aborda a identificação das funções dos sistemas do corpo humano.

2. Mapa Conceitual do Sistema Cardiovascular

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que represente as principais estruturas e funções do sistema cardiovascular. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a conexão entre os conceitos. A habilidade BNCC EF09CI04 pode ser trabalhada aqui, que envolve a análise da relação entre os sistemas do corpo humano.

3. Experimento sobre a Frequência Cardíaca

Realize um experimento onde os alunos meçam sua frequência cardíaca em repouso e após atividades físicas. Os alunos devem registrar os dados e discutir as variações observadas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CI05, que trata da investigação de fenômenos relacionados ao corpo humano e suas funções.

4. Criação de um Infográfico

Os alunos podem desenvolver um infográfico que ilustre o funcionamento do sistema cardiovascular, incluindo o ciclo do sangue e a importância do coração. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI06, que envolve a comunicação de informações científicas.

5. Debate sobre Doenças Cardiovasculares

Promova um debate em sala de aula sobre as principais doenças que afetam o sistema cardiovascular, como hipertensão e infarto. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas conclusões, desenvolvendo habilidades de argumentação e pesquisa, conforme a habilidade BNCC EF09CI07, que aborda a análise crítica de informações científicas.

6. Análise de Gráficos de Dados Cardiovasculares

Forneça gráficos que mostrem dados sobre a saúde cardiovascular da população, como taxas de colesterol e pressão arterial. Os alunos devem interpretar os gráficos e discutir as implicações para a saúde pública, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI08, que envolve a interpretação de dados em contextos científicos.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos explicando o funcionamento do sistema cardiovascular e a importância de hábitos saudáveis. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, em conformidade com a habilidade BNCC EF09CI09, que trata da produção de conteúdos informativos.

8. Simulação de Circulação Sanguínea

Organize uma atividade em que os alunos simulem a circulação sanguínea, representando o percurso do sangue pelo corpo. Essa atividade prática ajuda na compreensão do funcionamento do sistema cardiovascular e está alinhada à habilidade BNCC EF09CI10, que envolve a compreensão dos processos do corpo humano.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância de manter um coração saudável, abordando temas como alimentação e exercícios físicos. Essa atividade promove a conscientização e a pesquisa, em consonância com a habilidade BNCC EF09CI11, que trata da promoção da saúde e bem-estar.

10. Estudo de Caso sobre Estilo de Vida e Saúde Cardiovascular

Os alunos podem analisar um estudo de caso que relaciona o estilo de vida a doenças cardiovasculares. Eles devem discutir as conclusões e propor soluções para melhorar a saúde cardiovascular. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CI12, que envolve a análise de situações reais e a proposição de intervenções.