15 Ideias de Atividades (BNCC) síndrome de Down

1. Atividade de Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade que envolve a leitura de histórias adaptadas para crianças com síndrome de Down pode ser extremamente enriquecedora. Os alunos podem trabalhar em grupos para ler e discutir o texto, promovendo a interpretação e a troca de ideias. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC de leitura e interpretação de textos, especificamente a habilidade EF15LP02, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Jogos de Memória com Palavras e Imagens

Os jogos de memória são uma excelente forma de estimular a memória e a associação de ideias. Para esta atividade, os professores podem criar cartões com palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda no desenvolvimento da linguagem e na identificação de objetos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03 da BNCC, que trata da ampliação do vocabulário e da compreensão de palavras.

3. Criação de Cartazes sobre Inclusão

Os alunos podem ser incentivados a criar cartazes que promovam a inclusão de pessoas com síndrome de Down. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo pesquisa e discute sobre a importância da inclusão. O trabalho final pode ser exposto na escola, promovendo a conscientização. Essa atividade está alinhada à habilidade EF12CI04 da BNCC, que envolve a discussão sobre a diversidade e a inclusão social.

4. Atividades Artísticas com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar obras de arte é uma forma divertida e educativa de trabalhar a criatividade. Os alunos podem criar esculturas, colagens ou pinturas, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que aborda a expressão artística e a apreciação de diferentes formas de arte.

5. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches pode ser uma atividade lúdica e envolvente. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e, em seguida, contar histórias que abordem temas de inclusão e diversidade. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC, que trata da produção de narrativas orais.

6. Atividades de Culinária Simples

Preparar receitas simples em sala de aula pode ser uma ótima maneira de trabalhar habilidades práticas e sociais. Os alunos podem aprender sobre medidas, ingredientes e a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI06 da BNCC, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

7. Dinâmicas de Grupo para Desenvolvimento Social

Realizar dinâmicas de grupo que incentivem a cooperação e o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento social dos alunos. Atividades como jogos de confiança ou desafios em grupo podem ajudar a fortalecer laços e promover a empatia. Essa prática está alinhada à habilidade EF12EF01 da BNCC, que trata da convivência e do respeito às diferenças.

8. Atividades de Música e Movimento

A música é uma ferramenta poderosa para o aprendizado. Os alunos podem participar de atividades que envolvam dança e canto, estimulando a coordenação motora e a expressão corporal. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03 da BNCC, que aborda a apreciação e a criação musical.

9. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades dos alunos com síndrome de Down. Esses jogos promovem o raciocínio lógico, a paciência e a socialização. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15MA05 da BNCC, que trata da resolução de problemas e do raciocínio lógico.

10. Projetos de Jardinagem

Iniciar um projeto de jardinagem na escola pode ser uma atividade muito enriquecedora. Os alunos podem aprender sobre plantas, cuidados com o meio ambiente e a importância da natureza. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI05 da BNCC, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.