15 Ideias de Atividades (BNCC) sílabas simples

1. Jogo da Memória com Sílabas Simples

Crie um jogo da memória utilizando cartões com sílabas simples. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a identificação das sílabas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01 da BNCC, que propõe a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples.

2. Caça-Palavras de Sílabas

Elabore um caça-palavras com palavras que contenham sílabas simples. Os alunos devem circular as palavras encontradas, promovendo a familiarização com a estrutura silábica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a identificação de sílabas em palavras.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando palavras que contenham sílabas simples. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de trabalhar a habilidade EF15LP03 da BNCC, que incentiva a produção de textos com diferentes gêneros.

4. Bingo de Sílabas

Organize um bingo onde os alunos devem marcar as sílabas simples que vão sendo chamadas. Essa atividade promove a atenção e a audição, além de trabalhar a habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a identificação de sílabas em contextos variados.

5. Montagem de Palavras com Sílabas

Forneça sílabas recortadas para que os alunos montem palavras. Essa atividade estimula a construção de palavras e a compreensão da formação silábica, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que propõe a manipulação de sílabas para a formação de palavras.

6. Roda de Leitura com Sílabas Simples

Realize uma roda de leitura onde os alunos leem em voz alta palavras e frases que contenham sílabas simples. Essa atividade promove a fluência na leitura e atende à habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a leitura de textos orais e escritos.

7. Atividade de Classificação de Palavras

Peça aos alunos que classifiquem palavras em grupos de acordo com suas sílabas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a análise, alinhando-se à habilidade EF15LP07 da BNCC, que propõe a análise de palavras e suas estruturas.

8. Criação de Poemas com Sílabas Simples

Incentive os alunos a escreverem poemas utilizando palavras com sílabas simples. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade EF15LP08 da BNCC, que envolve a produção de textos poéticos.

9. Jogo de Rimas com Sílabas

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com sílabas simples. Essa atividade promove a consciência fonológica e atende à habilidade EF15LP09 da BNCC, que propõe a exploração de rimas e sons nas palavras.

10. Desenho e Escrita de Palavras

Peça aos alunos que desenhem e escrevam palavras que contenham sílabas simples. Essa atividade estimula a associação entre imagem e palavra, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC, que envolve a produção de textos visuais e escritos.

11. Atividade de Sílabas em Duplas

Forme duplas de alunos e peça que eles criem frases utilizando palavras com sílabas simples. Essa atividade promove a colaboração e a comunicação, além de trabalhar a habilidade EF15LP11 da BNCC, que propõe a construção de frases em grupo.

12. Jogo do Silêncio com Sílabas

Realize um jogo onde os alunos devem ficar em silêncio e levantar a mão quando ouvirem uma sílaba simples. Essa atividade estimula a atenção e a percepção auditiva, alinhando-se à habilidade EF15LP12 da BNCC, que envolve a escuta atenta de sons e sílabas.

13. Criação de Cartazes com Sílabas

Peça aos alunos que criem cartazes ilustrando palavras com sílabas simples. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, além de trabalhar a habilidade EF15LP13 da BNCC, que propõe a produção de textos visuais e informativos.

14. Atividade de Sílabas em Música

Utilize músicas conhecidas e peça aos alunos que identifiquem as sílabas simples nas letras. Essa atividade promove a conexão entre música e linguagem, alinhando-se à habilidade EF15LP14 da BNCC, que envolve a análise de letras de músicas.

15. Jogo de Perguntas e Respostas com Sílabas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde as questões devem ser formuladas utilizando palavras com sílabas simples. Essa atividade estimula o raciocínio e a comunicação, além de trabalhar a habilidade EF15LP15 da BNCC, que propõe a construção de diálogos e interações orais.