15 Ideias de Atividades (BNCC) sílabas educação infantil

1. Jogo das Sílaba Mágica

Uma atividade lúdica onde as crianças devem identificar e formar palavras a partir de sílabas apresentadas em cartões coloridos. Os alunos podem trabalhar em grupos, e cada grupo recebe um conjunto de sílabas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a identificação de sílabas em palavras.

2. Caça ao Tesouro Silábico

Os alunos recebem pistas que contêm sílabas e devem encontrar objetos ou imagens que correspondam a essas sílabas pela sala de aula. Essa atividade estimula a percepção auditiva e visual, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da associação de sílabas a palavras.

3. Montagem de Palavras

Com o uso de blocos de letras, as crianças devem formar palavras a partir de sílabas dadas. Essa atividade promove a criatividade e a construção do conhecimento, atendendo à habilidade EF15LP03, que envolve a formação de palavras a partir de sílabas.

4. Histórias Silábicas

Os alunos criam pequenas histórias utilizando palavras que começam com sílabas específicas. Essa atividade estimula a imaginação e a escrita, além de trabalhar a habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos.

5. Música das Sílaba

As crianças escolhem uma música conhecida e devem substituir algumas palavras por sílabas, criando uma nova versão da canção. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o aprendizado, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da apreciação e criação musical.

6. Bingo das Sílaba

Um jogo de bingo onde as cartelas são compostas por sílabas e o professor chama palavras. Os alunos devem marcar as sílabas que compõem as palavras chamadas. Essa atividade é ótima para a fixação, atendendo à habilidade EF15LP06, que envolve a identificação de sílabas em diferentes contextos.

7. Quebra-Cabeça Silábico

Os alunos recebem peças de quebra-cabeça que contêm sílabas e devem montá-las para formar palavras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a manipulação de sílabas para a formação de palavras.

8. Desenho e Sílabas

Cada aluno desenha um objeto ou animal que começa com uma sílaba específica e apresenta para a turma. Essa atividade promove a oralidade e a expressão artística, atendendo à habilidade EF15LP08, que envolve a apresentação de trabalhos orais.

9. Teatro das Sílaba

Os alunos criam pequenas cenas teatrais utilizando palavras que começam com sílabas específicas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a dramatização e a interpretação de textos.

10. Cartões Silábicos

Os alunos criam cartões com sílabas e trocam entre si, formando novas palavras. Essa atividade é excelente para a interação social e o aprendizado colaborativo, atendendo à habilidade EF15LP10, que envolve a troca de informações e a construção do conhecimento coletivo.