15 Ideias de Atividades (BNCC) sílabas complexas

1. Jogo de Sílaba Silenciosa

Os alunos devem criar palavras utilizando sílabas complexas, incluindo sílabas silenciosas. O professor pode fornecer uma lista de sílabas e os alunos devem formar palavras, destacando as sílabas que não são pronunciadas. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento das regras de formação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

2. Caça-Palavras de Sílaba Complexa

Crie um caça-palavras com palavras que contenham sílabas complexas. Os alunos devem encontrar e circular as palavras, e em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo e na ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP10.

3. Rimas com Sílaba Complexa

Os alunos devem criar poesias ou pequenas canções utilizando palavras que contenham sílabas complexas. O professor pode incentivar a apresentação das produções em grupo, promovendo a oralidade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP11.

4. Bingo de Sílaba Complexa

Prepare cartelas de bingo com palavras que contenham sílabas complexas. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e promove a atenção e o reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

5. Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que incluam palavras com sílabas complexas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da estrutura narrativa, além de trabalhar a escrita e a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP13.

6. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com cartões que tenham palavras e imagens relacionadas a sílabas complexas. Os alunos devem encontrar os pares, o que ajuda na associação entre a palavra e seu significado. Habilidade BNCC: EF15LP14.

7. Atividade de Classificação

Os alunos devem classificar palavras em grupos, como palavras com sílabas complexas e simples. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão das estruturas das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP15.

8. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos com palavras que contenham sílabas complexas, incluindo definições e exemplos. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação visual do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP16.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre sílabas complexas. O professor pode fazer perguntas sobre a formação de palavras e os alunos devem responder corretamente. Essa atividade estimula a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP17.

10. Leitura Compartilhada

Realize uma leitura compartilhada de textos que contenham sílabas complexas. Após a leitura, os alunos podem discutir as palavras encontradas e suas significações. Essa atividade promove a interpretação de texto e a ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP18.