15 Ideias de Atividades (BNCC) setembro educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

Utilizando livros ilustrados, os professores podem realizar uma atividade de contação de histórias que estimule a imaginação e a linguagem oral das crianças. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a prática de escuta e a construção de narrativas. Os alunos podem ser incentivados a recontar a história com suas próprias palavras, promovendo a criatividade e a expressão verbal.

2. Jogo de Memória com Palavras

Crie um jogo de memória utilizando palavras que as crianças aprenderam durante o mês. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC. Os alunos podem trabalhar em duplas, promovendo a interação e a socialização enquanto jogam.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Proponha uma oficina de artes onde as crianças possam criar obras utilizando materiais recicláveis. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a expressão artística e a consciência ambiental. Os alunos podem apresentar suas criações para a turma, desenvolvendo a autoconfiança e a comunicação.

4. Atividade de Música e Movimento

Realize uma atividade que combine música e movimento, onde as crianças possam dançar e se expressar através do corpo. Essa prática está alinhada à habilidade EF15MU01 da BNCC, que promove a apreciação musical e a coordenação motora. Os alunos podem criar suas próprias coreografias, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo.

5. Experimentos Científicos Simples

Proponha experimentos científicos simples, como a mistura de cores com tintas ou a observação de sementes germinando. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI01 da BNCC, que incentiva a curiosidade e a investigação. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno, desenvolvendo habilidades de escrita e análise.

6. Caça ao Tesouro Educativa

Organize uma caça ao tesouro com pistas que envolvam perguntas sobre o conteúdo aprendido em sala. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01 da BNCC, que promove o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Os alunos podem trabalhar em grupos, estimulando a colaboração e a comunicação.

7. Criação de um Mural Coletivo

Proponha a criação de um mural coletivo onde as crianças possam expressar suas ideias e sentimentos sobre um tema específico. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02 da BNCC, que incentiva a expressão artística e a reflexão. Os alunos podem discutir em grupo sobre o que desejam representar, promovendo o diálogo e a empatia.

8. Jogo de Rimas

Realize um jogo de rimas onde as crianças devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que desenvolve a consciência fonológica e o vocabulário. Os alunos podem trabalhar em duplas, promovendo a interação e a diversão.

9. Leitura Compartilhada

Promova sessões de leitura compartilhada, onde os alunos possam ler em voz alta para os colegas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04 da BNCC, que incentiva a fluência na leitura e a interpretação de textos. Os alunos podem discutir o que leram, desenvolvendo habilidades de análise e crítica.

10. Atividade de Jardinagem

Inicie um projeto de jardinagem na escola, onde as crianças possam plantar e cuidar de flores ou hortas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI02 da BNCC, que promove a observação da natureza e a responsabilidade. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas, estimulando o interesse pela ciência e pelo meio ambiente.