15 Ideias de Atividades (BNCC) séries iniciais português

1. Jogo de Rimas

Uma atividade divertida que estimula a criatividade e o raciocínio dos alunos. Os professores podem criar um jogo de rimas onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos, promovendo a oralidade e a escrita.

2. Leitura Compartilhada

Os alunos se reúnem em grupos para realizar a leitura de um livro ou texto curto. Após a leitura, cada grupo deve discutir o que entenderam e apresentar suas conclusões para a turma. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na compreensão de textos e na interpretação de informações.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos narrativos e a construção de personagens.

4. Caça-Palavras Temático

Os professores podem criar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico estudado em sala de aula. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de palavras e textos.

5. Debates em Sala de Aula

Organizar um debate sobre um tema relevante pode ser uma excelente forma de desenvolver a argumentação e a expressão oral dos alunos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que foca na construção de argumentos e na defesa de opiniões.

6. Produção de Poemas

Os alunos podem ser incentivados a escrever poemas sobre temas que os interessam. Essa atividade estimula a sensibilidade estética e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos poéticos e a apreciação da linguagem.

7. Dramatização de Contos

Os alunos podem escolher um conto e dramatizá-lo em sala de aula. Essa atividade promove a interpretação e a expressão corporal, além de desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo. Está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a leitura e a interpretação de narrativas.

8. Criação de Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções textuais e reflexões sobre o que aprendem. Essa atividade estimula a escrita e a digitalização, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Os professores podem organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade ajuda na fixação do conhecimento e na prática da oralidade, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a compreensão e a produção de textos orais.

10. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo suas estratégias e mensagens. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

11. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos visuais e escritos.

12. Entrevistas com Pais ou Avós

Os alunos podem entrevistar familiares sobre suas experiências e histórias de vida. Essa atividade promove a oralidade e a valorização da memória, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos orais e a valorização da cultura.

13. Jogos de Palavras

Os professores podem utilizar jogos como o “Stop” ou “Palavras Cruzadas” para trabalhar o vocabulário e a ortografia. Essa atividade é divertida e educativa, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

14. Criação de Vídeos

Os alunos podem produzir pequenos vídeos sobre temas estudados, utilizando a tecnologia para expressar suas ideias. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos multimídia.

15. Clube do Livro

Os alunos podem participar de um clube do livro, onde leem e discutem obras literárias. Essa atividade promove a leitura crítica e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros literários.