15 Ideias de Atividades (BNCC) séries iniciais ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os alunos podem observar o crescimento, as necessidades de luz e água, e como esses fatores influenciam o desenvolvimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que aborda a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a entender os processos de evaporação, condensação e precipitação. A habilidade correspondente é EF02CI02, que trata da identificação de fenômenos naturais e suas interações.

3. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar diferentes insetos. Eles podem anotar as características dos insetos encontrados e discutir suas funções no ecossistema. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI03, que envolve a identificação e descrição de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem realizar experiências simples com ímãs e objetos metálicos para entender o conceito de magnetismo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI04, que aborda a exploração de propriedades de materiais.

5. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários em garrafas PET, observando a interação entre plantas e o ambiente. Essa atividade permite que eles aprendam sobre ecossistemas e a importância da conservação. A habilidade correspondente é EF02CI05, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Classificação de Materiais

Os alunos podem coletar diferentes materiais e classificá-los em grupos como recicláveis e não recicláveis. Essa atividade promove a consciência ambiental e está alinhada à habilidade EF02CI06, que aborda a importância da reciclagem.

7. Observação do Tempo

Os alunos podem criar um diário do tempo, registrando as condições climáticas ao longo da semana. Essa atividade ajuda a entender os fenômenos meteorológicos e se relaciona à habilidade EF02CI07, que envolve a observação de fenômenos atmosféricos.

8. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experiências que demonstram a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos podem observar como esses líquidos se comportam juntos e discutir suas propriedades. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI08, que trata da exploração de propriedades de líquidos.

9. Criação de um Mapa de Ecossistemas

Os alunos podem criar um mapa que represente diferentes ecossistemas, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade promove a compreensão da biodiversidade e está alinhada à habilidade EF02CI09, que aborda a diversidade de seres vivos.

10. Experiência com Sementes

Os alunos podem plantar diferentes tipos de sementes e observar seu crescimento ao longo do tempo. Eles podem registrar as condições de luz e água e discutir como esses fatores afetam o desenvolvimento das plantas. A habilidade correspondente é EF02CI10, que envolve a observação de ciclos de vida.

11. Jogo de Classificação de Animais

Crie um jogo onde os alunos devem classificar diferentes animais em grupos, como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade ajuda a entender a diversidade animal e está alinhada à habilidade EF02CI11, que trata da classificação dos seres vivos.

12. Experiência com Som e Vibrações

Os alunos podem explorar como diferentes objetos produzem som e como as vibrações afetam o som. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI12, que aborda a exploração de fenômenos sonoros.

13. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre a natureza ao longo do semestre. Essa atividade promove a curiosidade científica e está alinhada à habilidade EF02CI13, que envolve a prática da observação sistemática.

14. Experiência com a Flutuação de Objetos

Os alunos podem realizar experimentos para descobrir quais objetos flutuam e quais afundam em água. Essa atividade ajuda a entender conceitos de densidade e está alinhada à habilidade EF02CI14, que trata da exploração de propriedades físicas de materiais.

15. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes que promovam a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF02CI15, que aborda a importância da preservação ambiental.