15 Ideias de Atividades (BNCC) seres vivos e não vivos educação infantil

1. Observação de Plantas e Animais

Uma atividade prática que envolve levar as crianças para um passeio ao ar livre, onde poderão observar diferentes tipos de plantas e animais. Os alunos devem ser incentivados a descrever o que veem, identificando características como cor, forma e tamanho. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a observação e descrição de seres vivos e não vivos.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário. Cada aluno deve pesquisar sobre a planta coletada, incluindo seu nome científico, habitat e características. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que envolve a classificação de seres vivos.

3. Jogo de Memória com Seres Vivos e Não Vivos

Desenvolver um jogo de memória que inclua cartas com imagens de seres vivos (animais e plantas) e não vivos (rochas, água, etc.). Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e o reconhecimento das diferenças entre os dois grupos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI03, que trata da identificação de características dos seres vivos e não vivos.

4. Experiência com Germinação de Sementes

Os alunos podem plantar diferentes tipos de sementes em copos transparentes e acompanhar o processo de germinação. Eles devem registrar o crescimento das plantas em um diário, observando as condições necessárias para o desenvolvimento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a observação de ciclos de vida.

5. Montagem de Ecossistemas em Miniatura

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar ecossistemas em miniatura, representando diferentes habitats, como florestas, desertos e oceanos. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre a interdependência entre seres vivos e não vivos, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI05.

6. Contação de Histórias sobre Seres Vivos

Os professores podem contar histórias que envolvem seres vivos e suas interações com o ambiente. Após a contação, os alunos podem desenhar suas partes favoritas da história, promovendo a compreensão e a expressão artística. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02LP01, que trata da produção de textos orais e escritos.

7. Criação de um Mapa do Jardim

Os alunos podem desenhar um mapa do jardim da escola, identificando as plantas e os animais que lá vivem. Essa atividade promove a observação e a representação gráfica, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA01, que envolve a leitura e a produção de mapas.

8. Experiência com Água e Solo

Os alunos podem realizar uma experiência para observar a permeabilidade do solo, utilizando diferentes tipos de solo e água. Eles devem registrar suas observações e discutir a importância da água para os seres vivos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI06, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

9. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que apresentem informações sobre diferentes seres vivos e não vivos, incluindo suas características e habitats. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI07, que envolve a comunicação de conhecimentos científicos.

10. Visita a um Parque ou Jardim Botânico

Organizar uma visita a um parque ou jardim botânico para que os alunos possam observar a diversidade de plantas e animais. Durante a visita, os alunos devem fazer anotações sobre o que aprenderam e compartilhar suas descobertas com a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI08, que trata da exploração do ambiente natural.