15 Ideias de Atividades (BNCC) seres vivos 3º ano

1. Observação de Seres Vivos

Uma atividade prática que envolve levar os alunos para um passeio ao ar livre, onde eles poderão observar diferentes seres vivos em seu habitat natural. Os alunos devem anotar suas observações em um caderno, descrevendo as características dos seres vivos que encontrarem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF02CI01, que envolve a observação e descrição de seres vivos.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e criar um herbário. Eles devem identificar as plantas, pesquisar sobre suas características e colar as folhas em um caderno, anotando informações relevantes. Essa atividade atende à habilidade BNCC: EF02CI02, que trata da identificação e classificação de seres vivos.

3. Jogo da Memória dos Animais

Crie um jogo da memória com cartas que contenham imagens de diferentes animais e suas características. Os alunos devem jogar em duplas, tentando encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memorização e a associação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02CI03.

4. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar pequenos ecossistemas em garrafas PET. Eles devem incluir diferentes seres vivos, como plantas e pequenos animais, e observar como eles interagem. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: EF02CI04, que envolve a compreensão das interações entre os seres vivos e o ambiente.

5. Contação de Histórias sobre Seres Vivos

Os alunos podem criar e contar histórias que envolvam seres vivos, explorando suas características e habitats. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02LP01, que trata da produção de textos orais.

6. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos simples com plantas, como a germinação de sementes em diferentes condições de luz e água. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF02CI05, que envolve a investigação de fatores que influenciam o crescimento das plantas.

7. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes seres vivos e criar cartazes informativos que apresentem suas características, habitat e alimentação. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02CI06.

8. Visita a um Zoológico ou Parque Natural

Organizar uma visita a um zoológico ou parque natural, onde os alunos poderão observar diferentes animais e aprender sobre suas características e habitats. Após a visita, os alunos devem escrever um relatório sobre o que aprenderam, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02CI07.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem criar um diário de observação, onde registrarão suas observações sobre seres vivos ao longo de um mês. Eles devem descrever as mudanças que notam e as interações entre os seres vivos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF02CI08.

10. Teatro de Fantoches sobre Seres Vivos

Os alunos podem criar fantoches de diferentes seres vivos e encenar uma peça de teatro que mostre suas características e habitats. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02AR01, que envolve a expressão artística.

11. Mapa dos Habitats

Os alunos podem criar um mapa que represente diferentes habitats e os seres vivos que habitam cada um deles. Essa atividade estimula a pesquisa e a compreensão dos ecossistemas, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02CI09.

12. Estudo de Caso de Animais em Extinção

Os alunos podem pesquisar sobre animais em extinção e apresentar suas descobertas para a turma. Eles devem discutir as causas da extinção e o que pode ser feito para proteger essas espécies. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF02CI10.

13. Experiência com Ciclo de Vida

Os alunos podem acompanhar o ciclo de vida de um ser vivo, como uma borboleta ou uma planta, registrando as etapas em um gráfico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF02CI11, que envolve a compreensão dos ciclos de vida dos seres vivos.

14. Criação de um Blog sobre Seres Vivos

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e curiosidades sobre diferentes seres vivos. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02LP02.

15. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância da preservação dos seres vivos e do meio ambiente. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC: EF02CI12.