15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre órgãos dos sentidos educação infantil

1. Jogo dos Sons

Esta atividade envolve a criação de um jogo onde as crianças devem identificar diferentes sons provenientes de objetos do cotidiano, como instrumentos musicais, animais ou sons da natureza. Os alunos podem ouvir gravações ou sons ao vivo e, em seguida, associar cada som a uma imagem correspondente. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a percepção auditiva e a identificação de sons.

2. Explorando Texturas

Nesta atividade, as crianças devem tocar em diferentes materiais, como lixa, algodão, papel alumínio e tecido, para explorar as texturas. Após a exploração, os alunos podem desenhar ou colar imagens que representem as texturas que mais gostaram. A habilidade BNCC relacionada é EF02CI01, que trata da exploração e identificação de propriedades dos materiais.

3. Caça ao Tesouro Olfativa

Os educadores podem organizar uma caça ao tesouro onde as crianças devem identificar diferentes cheiros, utilizando frascos com substâncias como café, baunilha e ervas. Após a identificação, os alunos podem discutir quais cheiros mais gostaram e por quê. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI02, que envolve a exploração dos sentidos e suas interações.

4. Pintura com os Olhos Vendados

Os alunos devem pintar uma tela enquanto estão com os olhos vendados, utilizando apenas o tato e a intuição. Após a atividade, eles podem discutir como foi a experiência de criar sem ver. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR01, que aborda a expressão artística e a percepção sensorial.

5. Experiência do Gosto

Organize uma atividade onde as crianças experimentam diferentes sabores, como doce, salgado, azedo e amargo, utilizando frutas e outros alimentos. Após a degustação, os alunos podem classificar os sabores e discutir suas preferências. A habilidade BNCC correspondente é EF02CI03, que trata da exploração dos sentidos e suas funções.

6. Mapa dos Sentidos

As crianças podem criar um “mapa dos sentidos” onde desenham ou colam imagens que representam o que conseguem ver, ouvir, tocar, cheirar e saborear em seu ambiente. Esta atividade estimula a observação e a reflexão sobre o cotidiano. A habilidade BNCC relacionada é EF02CI04, que envolve a observação e a descrição de fenômenos.

7. Teatro dos Sentidos

Os alunos podem participar de uma atividade de teatro onde representam diferentes situações que envolvem os sentidos, como um passeio no parque ou uma visita ao mercado. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que aborda a expressão e a comunicação através da arte.

8. Experiência com Luz e Sombra

Utilizando lanternas e objetos diversos, as crianças podem explorar como a luz cria sombras e formas. Elas podem desenhar as sombras que criaram e discutir o que observaram. A habilidade BNCC relacionada é EF02CI05, que trata da exploração de fenômenos naturais e suas características.

9. Jogo da Memória dos Sentidos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes sentidos e suas associações. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e o reconhecimento sensorial. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que aborda a memória e a associação de ideias.

10. Experiência de Aromas

Os alunos podem participar de uma atividade onde exploram diferentes aromas utilizando óleos essenciais ou ervas. Após a exploração, eles podem criar um “livro dos cheiros” com descrições e desenhos dos aromas que mais gostaram. A habilidade BNCC relacionada é EF02CI06, que envolve a exploração dos sentidos e suas interações.