15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre os órgãos dos sentidos educação infantil

1. Jogo dos Sentidos

Organize um jogo em que as crianças devem identificar diferentes objetos apenas pelo toque. Utilize uma caixa opaca onde os alunos possam colocar as mãos e sentir os objetos. Essa atividade estimula o sentido do tato e pode incluir itens como bolas de diferentes texturas, penas, e objetos macios ou ásperos. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Caça ao Tesouro dos Sons

Crie uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar objetos que produzem sons. Utilize instrumentos musicais simples, como chocalhos e tambores, e esconda-os pela sala. As crianças devem ouvir e identificar de onde vem o som, desenvolvendo a audição. Habilidade BNCC: EI03CG03.

3. Experiência com Aromas

Prepare frascos com diferentes essências, como baunilha, limão e canela. As crianças devem cheirar os frascos e adivinhar os aromas. Essa atividade ajuda a desenvolver o sentido do olfato e pode ser complementada com uma conversa sobre as preferências de cada um. Habilidade BNCC: EI03CG04.

4. Pintura com os Olhos Vendados

Proponha uma atividade de pintura onde as crianças devem usar uma venda nos olhos. Elas devem confiar em seus outros sentidos para criar uma obra de arte. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção tátil, além de promover a confiança. Habilidade BNCC: EI03CG05.

5. Explorando Texturas

Monte uma estação de texturas onde as crianças possam tocar e explorar diferentes materiais, como algodão, papel lixa, e seda. Peça que descrevam como cada material se sente e que façam uma colagem com os materiais que mais gostaram. Habilidade BNCC: EI03CG02.

6. Jogo do Silêncio

Realize um jogo onde as crianças devem ficar em silêncio e ouvir os sons ao redor. Após alguns minutos, peça que compartilhem o que ouviram. Essa atividade desenvolve a atenção auditiva e a concentração. Habilidade BNCC: EI03CG03.

7. Experiência com Sabores

Prepare uma degustação de frutas e outros alimentos. As crianças devem provar e descrever os sabores, como doce, azedo ou salgado. Essa atividade não só estimula o paladar, mas também promove a linguagem e a comunicação. Habilidade BNCC: EI03CG04.

8. Mapa dos Sentidos

Crie um mapa onde as crianças possam marcar os lugares que mais gostam de visitar e os sentidos que utilizam em cada um. Por exemplo, na praia, podem marcar o som das ondas e o cheiro do mar. Essa atividade estimula a reflexão sobre as experiências sensoriais. Habilidade BNCC: EI03CG01.

9. Teatro dos Sentidos

Organize uma pequena peça de teatro onde as crianças devem representar diferentes sentidos. Cada grupo pode escolher um sentido e criar uma apresentação que ilustre como ele funciona. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03CG05.

10. Experiência de Luz e Sombra

Utilize lanternas e objetos para criar sombras na parede. As crianças podem explorar como a luz altera a percepção dos objetos e criar suas próprias histórias com as sombras. Essa atividade estimula a curiosidade e a imaginação. Habilidade BNCC: EI03CG02.

11. Sensações na Natureza

Leve as crianças para um passeio ao ar livre e peça que prestem atenção nas sensações que a natureza proporciona. Elas devem descrever o que veem, ouvem e sentem. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e a observação. Habilidade BNCC: EI03CG01.

12. Jogo de Memória dos Sentidos

Crie um jogo de memória utilizando cartões que representem diferentes sentidos. As crianças devem encontrar os pares e discutir o que cada um representa. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento dos sentidos. Habilidade BNCC: EI03CG03.

13. Experiência com Sons da Natureza

Utilize gravações de sons da natureza, como pássaros cantando ou água corrente. As crianças devem identificar os sons e discutir o que eles representam. Essa atividade desenvolve a escuta ativa e a apreciação do ambiente natural. Habilidade BNCC: EI03CG03.

14. Criação de Instrumentos Musicais

Proponha uma atividade onde as crianças possam criar seus próprios instrumentos musicais com materiais recicláveis. Após a construção, elas podem tocar e explorar os sons que conseguem produzir. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG05.

15. Experiência de Sensações Tácteis

Monte uma caixa sensorial com diferentes materiais, como arroz, feijão, e areia. As crianças devem explorar a caixa com as mãos e descrever as sensações que sentem. Essa atividade desenvolve o tato e a linguagem descritiva. Habilidade BNCC: EI03CG02.