15 Ideias de Atividades (BNCC) semestral de educação física

1. Jogo de Quebra-Gelo: Conhecendo os Colegas

Uma atividade inicial que promove a integração entre os alunos é o jogo de quebra-gelo. Os alunos devem formar um círculo e, um por um, compartilhar seu nome e uma curiosidade pessoal. Essa atividade não só ajuda a quebrar o gelo, mas também desenvolve habilidades sociais e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento: Trabalho em Equipe

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resistência física. Os alunos são divididos em grupos e devem completar um percurso, passando um bastão entre si. Essa atividade pode ser adaptada com diferentes tipos de corrida, como corrida de obstáculos. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras: Coordenação e Agilidade

A dança das cadeiras é uma atividade clássica que promove a coordenação e a agilidade. Os alunos devem dançar ao som de uma música e, quando a música parar, encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a dificuldade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Atividades Físicas: Diversidade de Movimentos

Um circuito de atividades físicas pode incluir estações com diferentes exercícios, como saltos, corridas e alongamentos. Os alunos devem passar por cada estação em um tempo determinado, promovendo a diversidade de movimentos e a resistência. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Tabuleiro Gigantes: Estratégia e Movimento

Transformar jogos de tabuleiro em versões gigantes permite que os alunos se movimentem enquanto jogam. Por exemplo, um jogo de damas onde os alunos são as peças. Isso estimula o raciocínio lógico e a estratégia, além de promover a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Lazer: Brincadeiras Tradicionais

Resgatar brincadeiras tradicionais, como pega-pega e esconde-esconde, é uma ótima forma de promover a atividade física e a socialização. Essas brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Aula de Yoga: Conexão Corpo-Mente

Introduzir uma aula de yoga pode ser uma excelente forma de trabalhar a concentração e o relaxamento. Os alunos aprendem posturas e técnicas de respiração, promovendo o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Gincana: Competição e Colaboração

Organizar uma gincana com diferentes provas, como corrida de saco e arremesso de bola, estimula a competição saudável e a colaboração entre os alunos. As equipes devem trabalhar juntas para completar as tarefas, desenvolvendo o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades Aquáticas: Habilidades no Água

Se houver acesso a uma piscina, atividades aquáticas como natação e jogos com bola na água são ótimas para desenvolver habilidades motoras e resistência. Essas atividades também promovem a segurança no ambiente aquático. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Caminhada Ecológica: Conexão com a Natureza

Uma caminhada ecológica pode ser uma atividade enriquecedora, onde os alunos exploram a natureza e aprendem sobre a importância da preservação ambiental. Durante a caminhada, podem ser feitas paradas para observação e discussão sobre a fauna e flora local. Habilidade BNCC: EF15EF10.