15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal sobre o folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias folclóricas é uma excelente forma de introduzir os alunos ao rico universo do folclore brasileiro. Os professores podem selecionar contos como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara” e, em seguida, promover uma discussão sobre os personagens e suas características. Essa atividade pode ser complementada com a criação de um mural onde os alunos desenham suas interpretações dos personagens. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches baseados em personagens folclóricos. Utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão, os alunos podem dar vida a personagens como o Curupira e a Mula Sem Cabeça. Após a confecção, os alunos podem apresentar pequenas peças teatrais, estimulando a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

3. Danças Folclóricas

Promover uma aula de danças folclóricas é uma maneira divertida de ensinar sobre a cultura brasileira. Os alunos podem aprender danças como o Frevo e o Maracatu, que são típicas de diferentes regiões do Brasil. Além de conhecer os passos, os alunos podem pesquisar sobre a origem e o significado das danças, promovendo uma conexão mais profunda com a cultura. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

4. Criação de Mitos e Lendas

Nesta atividade, os alunos são convidados a criar suas próprias lendas ou mitos, inspirados nas histórias folclóricas que aprenderam. Eles podem trabalhar em grupos para desenvolver a narrativa, os personagens e o cenário. Ao final, cada grupo pode apresentar sua criação para a turma, estimulando a criatividade e a habilidade de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

5. Pesquisa sobre Folclore Regional

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o folclore de sua região, identificando lendas, danças e costumes locais. Essa atividade pode ser feita em grupos, e os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações digitais. Essa atividade ajuda a valorizar a cultura local e a diversidade do folclore brasileiro. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os professores podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro, utilizando plataformas digitais ou jogos de tabuleiro. As perguntas podem abranger personagens, lendas e tradições, estimulando o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade pode ser realizada em equipes, promovendo a competição saudável e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

7. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem histórias folclóricas. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de textos, além de desenvolver habilidades artísticas. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, e ao final, os quadrinhos podem ser expostos na sala de aula ou em um mural escolar. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

8. Oficina de Artesanato Folclórico

Realizar uma oficina de artesanato onde os alunos possam criar objetos inspirados no folclore, como bonecos de pano do Saci ou máscaras de folguedos, é uma ótima maneira de integrar arte e cultura. Essa atividade pode ser feita com materiais simples e recicláveis, promovendo a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

9. Música e Folclore

Os alunos podem explorar a música folclórica brasileira, aprendendo canções tradicionais e suas histórias. Além de cantar, os alunos podem pesquisar sobre os instrumentos utilizados nas músicas folclóricas e até mesmo criar suas próprias canções inspiradas no folclore. Habilidade BNCC: (EF15AR05).

10. Exposição Cultural

Por fim, uma exposição cultural pode ser organizada, onde os alunos apresentam tudo o que aprenderam sobre o folclore. Eles podem expor os fantoches, quadrinhos, danças e pesquisas realizadas. Essa atividade promove a valorização do conhecimento adquirido e a troca de experiências entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15LP06).