15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal pronto educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas relacionados à diversidade, amizade e respeito. Durante a atividade, é importante incentivar as crianças a participarem, fazendo perguntas sobre a história e pedindo que compartilhem suas próprias experiências. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis estimula a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar objetos, como brinquedos e enfeites, a partir de garrafas PET, papelão e outros itens. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente forma de trabalhar o vocabulário e a memória das crianças. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens que representem essas palavras. Ao jogar, as crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma maneira eficaz de desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Os professores podem selecionar músicas infantis e criar coreografias simples que as crianças possam acompanhar. Essa atividade também pode incluir instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de água e óleo ou a criação de um vulcão com bicarbonato de sódio, desperta a curiosidade das crianças e introduz conceitos básicos de ciências. Os professores devem explicar os fenômenos observados e incentivar perguntas. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Caça ao Tesouro

A atividade de caça ao tesouro é uma forma divertida de trabalhar a orientação espacial e o trabalho em equipe. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da escola, onde encontrarão pequenos tesouros, como brinquedos ou doces. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma ótima maneira de estimular os sentidos das crianças. Os professores podem envolver os alunos na criação de um espaço com diferentes texturas, cheiros e cores, utilizando plantas, pedras e outros elementos naturais. Essa atividade promove o contato com a natureza e a observação. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Atividade de Culinária

As aulas de culinária são uma excelente oportunidade para trabalhar habilidades matemáticas e de linguagem. Os professores podem ensinar as crianças a preparar receitas simples, como saladas de frutas ou sanduíches, enquanto discutem medidas e ingredientes. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os professores podem ajudar as crianças a criar seus próprios fantoches e encenar pequenas peças, promovendo a interação e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Atividade de Jardinagem

Ensinar as crianças sobre jardinagem é uma forma de conectá-las com a natureza e desenvolver responsabilidades. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças plantem sementes e cuidem das plantas ao longo do tempo, observando seu crescimento. Habilidade BNCC: EF15CI03.

11. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os jogos de tabuleiro são uma excelente maneira de desenvolver habilidades sociais e cognitivas. Os professores podem utilizar jogos que envolvam raciocínio lógico, estratégia e colaboração, promovendo a interação entre as crianças. Habilidade BNCC: EF15MA03.

12. Atividade de Dança Livre

A dança livre permite que as crianças expressem suas emoções e se movimentem de maneira criativa. Os professores podem criar um ambiente onde as crianças possam dançar livremente ao som de diferentes estilos musicais, promovendo a expressão corporal e a autoestima. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma divertida de trabalhar a narrativa e a criatividade. Os professores podem fornecer folhas em branco e canetas coloridas, incentivando os alunos a desenhar e escrever suas histórias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

14. Atividade de Observação da Natureza

Levar as crianças para observar a natureza é uma ótima maneira de desenvolver a curiosidade e o respeito pelo meio ambiente. Os professores podem organizar passeios ao ar livre, onde as crianças podem observar plantas, animais e fenômenos naturais, registrando suas descobertas em um caderno. Habilidade BNCC: EF15CI04.

15. Montagem de Quebra-Cabeças

A montagem de quebra-cabeças é uma atividade que estimula a concentração e a resolução de problemas. Os professores podem oferecer quebra-cabeças com diferentes níveis de dificuldade, desafiando as crianças a trabalharem em equipe para completar as peças. Habilidade BNCC: EF15MA04.