15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal pronto 3º ano

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições, utilizando o código de habilidade BNCC EF15LP01. Após a confecção, os alunos jogam em duplas, buscando os pares corretos, o que promove a interação e o aprendizado colaborativo.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma frase, e o professor orienta sobre a estrutura do texto. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02 e desenvolve a criatividade, a escrita e o trabalho em equipe.

3. Leitura Dramática

Escolher um conto ou uma fábula e dividir os papéis entre os alunos. A leitura dramática ajuda a desenvolver a expressão oral e a interpretação de texto, alinhando-se à habilidade EF15LP03. Após a leitura, os alunos podem discutir os personagens e a moral da história.

4. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos devem criar cartazes sobre um tema específico estudado em sala, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de trabalhar a habilidade EF15AR01, que envolve a produção de arte visual.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz sobre o conteúdo aprendido na semana. Os alunos podem trabalhar em grupos, criando perguntas e respostas, o que promove a revisão do conteúdo e a habilidade EF15LP04, que envolve a compreensão de diferentes gêneros textuais.

6. Experiência Científica Simples

Realizar uma experiência científica que possa ser feita com materiais simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos devem observar e registrar os resultados, desenvolvendo a habilidade EF15CI01 e estimulando o pensamento crítico e a curiosidade científica.

7. Criação de um Diário de Classe

Os alunos devem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados ao longo da semana. Essa prática estimula a reflexão e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos pessoais.

8. Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, utilizando palavras-chave e conexões. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e atende à habilidade EF15LP06, que envolve a compreensão de textos informativos.

9. Apresentação Oral sobre um Tema

Cada aluno escolhe um tema de interesse e faz uma apresentação oral para a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP07, que envolve a produção e a apresentação de textos orais, além de melhorar a autoconfiança e a oratória dos alunos.

10. Atividade de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou cartas para ensinar conceitos matemáticos, como adição e subtração. Essa abordagem lúdica torna o aprendizado mais prazeroso e atende à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.