15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal para sala de recursos multifuncionais

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória com palavras. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se relacionam, como sinônimos ou antônimos. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade e pode incluir palavras relacionadas ao conteúdo estudado. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias Interativa

A contação de histórias interativa permite que os alunos participem ativamente da narrativa. O professor pode escolher um livro e, durante a leitura, fazer perguntas que incentivem a participação dos alunos, como “O que você acha que vai acontecer a seguir?”. Essa atividade desenvolve a compreensão leitora e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, utilizando recortes, desenhos e informações relevantes. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover o trabalho em grupo. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou cartas para ensinar conceitos matemáticos pode tornar o aprendizado mais divertido. Os alunos podem jogar em grupos, resolvendo problemas matemáticos enquanto se divertem. Essa abordagem lúdica ajuda a fixar o conteúdo de forma mais eficaz. Habilidade BNCC: EF15MA01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Por exemplo, criar um vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos podem observar as reações e discutir os resultados, desenvolvendo habilidades de investigação e raciocínio crítico. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches, onde cada um representa um personagem de uma história. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a linguagem oral. Além disso, os alunos podem trabalhar em equipe para desenvolver o enredo e os diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma excelente maneira de promover o gosto pela leitura. O professor pode escolher um livro e ler em voz alta, incentivando os alunos a participarem. Após a leitura, os alunos podem discutir a história e suas interpretações, desenvolvendo a compreensão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e enigmas, são ótimas atividades para desenvolver o pensamento crítico. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos para resolver os desafios, promovendo a colaboração e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando recursos como tablets ou smartphones. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo o compartilhamento de conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas atividades escolares pode ser muito benéfico. Os alunos podem aprender canções relacionadas a temas estudados e criar coreografias. Essa abordagem ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica e divertida, além de promover a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Jogos de Simulação

Os jogos de simulação permitem que os alunos experimentem situações do cotidiano, como administrar um negócio ou resolver problemas sociais. Essa atividade desenvolve habilidades de tomada de decisão e trabalho em equipe, além de promover a reflexão crítica sobre diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15CI02.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Atividades de Artes Visuais

As atividades de artes visuais, como pintura e colagem, permitem que os alunos explorem sua criatividade. O professor pode propor temas relacionados ao conteúdo estudado, incentivando os alunos a expressarem suas interpretações de forma artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

14. Debates sobre Temas Relevantes

Promover debates sobre temas relevantes ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de argumentação e pensamento crítico. O professor pode escolher um tema atual e dividir a turma em grupos para que cada um defenda um ponto de vista. Essa atividade estimula a pesquisa e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, baseados em conteúdos estudados. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento. Os jogos podem ser testados entre os alunos, promovendo a interação e a diversão. Habilidade BNCC: EF15MA03.