15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal para maternal 3 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças de 3 anos. Os alunos podem usar tinta atóxica para criar obras de arte únicas, explorando cores e texturas. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EI03CG03, que propõe que as crianças explorem diferentes materiais e técnicas de expressão artística.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Os professores podem escolher livros ilustrados e contar histórias de forma interativa, incentivando as crianças a participarem com perguntas e comentários. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03EF01, que envolve a apreciação de narrativas e a construção de significados.

3. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas ajudam a desenvolver a consciência fonológica das crianças. Os professores podem criar rimas simples e convidar os alunos a completar as frases ou inventar novas rimas. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF02, que busca promover o reconhecimento de sons e ritmos na língua.

4. Atividades com Massinha

Manipular massinha de modelar é uma ótima maneira de trabalhar a motricidade fina. As crianças podem criar formas, letras e até mesmo personagens, estimulando a imaginação e a coordenação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CG02, que propõe a exploração de diferentes materiais para a criação de objetos.

5. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os alunos podem representar situações do cotidiano, como ir ao mercado ou visitar o médico, promovendo a empatia e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03ET01, que incentiva a expressão de sentimentos e a interação social.

6. Atividades de Música e Movimento

Incorporar música e movimento nas aulas é uma maneira eficaz de estimular o desenvolvimento motor e a percepção rítmica. Os professores podem usar músicas infantis e criar coreografias simples, promovendo a participação ativa dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03C01, que propõe a exploração de diferentes ritmos e movimentos corporais.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que estimula a observação e o trabalho em equipe. Os professores podem esconder objetos pela sala e dar pistas para que as crianças os encontrem. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF03, que busca desenvolver a curiosidade e a investigação.

8. Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo da jardinagem é uma excelente forma de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas, observando seu crescimento ao longo do tempo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03C02, que propõe a exploração do meio ambiente e suas transformações.

9. Jogos de Construção

Os jogos de construção, como blocos de montar, são ótimos para desenvolver habilidades espaciais e de resolução de problemas. As crianças podem criar diferentes estruturas, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03MA01, que envolve a exploração de formas e a construção de objetos.

10. Atividades de Reciclagem

Promover atividades de reciclagem é uma maneira eficaz de ensinar sobre sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. As crianças podem criar objetos a partir de materiais recicláveis, desenvolvendo a criatividade e a consciência ambiental. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03C03, que propõe a reflexão sobre o uso dos recursos naturais.