15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal para EJA

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade semanal que envolve a leitura de um texto de interesse dos alunos, seguido de discussões em grupo sobre o conteúdo. Os alunos podem trabalhar em duplas para elaborar perguntas sobre o texto, promovendo a habilidade de interpretação e análise crítica. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Os alunos podem ser desafiados a criar uma história em quadrinhos ou um conto a partir de uma imagem ou tema proposto. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de desenvolver a habilidade de produção textual, conforme a habilidade EF15LP02 da BNCC.

3. Debates sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre um tema social relevante, como meio ambiente ou direitos humanos, permite que os alunos expressem suas opiniões e desenvolvam habilidades argumentativas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03 da BNCC, que foca na construção de argumentos e na escuta ativa.

4. Criação de Projetos de Pesquisa

Os alunos podem escolher um tema de interesse e desenvolver um projeto de pesquisa, que incluirá levantamento de dados, entrevistas e apresentação dos resultados. Essa atividade promove a investigação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC.

5. Jogos de Matemática

Utilizar jogos educativos que envolvam operações matemáticas pode tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Os alunos podem jogar em grupos, competindo para resolver problemas matemáticos, o que está alinhado com a habilidade EF15MA01 da BNCC, que aborda o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

6. Atividades de Artes Visuais

Propor uma atividade de criação artística, como pintura ou colagem, onde os alunos podem expressar suas emoções e ideias. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a apreciação e a produção artística.

7. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula, como reações químicas ou estudos sobre a biodiversidade local, pode despertar o interesse pela ciência. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI01 da BNCC, que envolve a investigação e a experimentação.

8. Visitas Virtuais a Museus

Organizar visitas virtuais a museus ou exposições pode enriquecer o conhecimento cultural dos alunos. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam e criar um pequeno relatório, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que aborda a apreciação e a reflexão sobre a arte.

9. Criação de Blogs ou Vlogs

Estimular os alunos a criar um blog ou vlog sobre um tema de interesse pode desenvolver habilidades de escrita e comunicação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05 da BNCC, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.

10. Atividades de Educação Física

Promover jogos e atividades físicas que incentivem a cooperação e o trabalho em equipe. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras e sociais, alinhando-se à habilidade EF15EF01 da BNCC, que foca na prática de atividades físicas e na promoção da saúde.