15 Ideias de Atividades (BNCC) Semanal Ensino Fundamental 1

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se conectam, promovendo a fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que abordem temas da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro Literário

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar livros ou trechos de textos que contenham informações específicas. Essa atividade incentiva a leitura e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Temas Sociais

Promova um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou cidadania. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades argumentativas. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um jornal escolar, onde devem escrever sobre eventos da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade desenvolve a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula, como a mistura de substâncias para observar reações. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Mapa Conceitual em Grupo

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, organizando as informações de forma visual. Essa atividade ajuda na compreensão e na organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Apresentação de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse e apresentá-los para a turma. Isso estimula a pesquisa, a organização de ideias e a oratória. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou digitais que envolvam operações matemáticas. Essa abordagem lúdica torna o aprendizado mais divertido e eficaz. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências, reflexões e produções textuais. Essa atividade promove a escrita e a utilização de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

11. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de expressão oral e criatividade. Essa atividade também pode abordar temas da BNCC. Habilidade BNCC: EF15AR01.

12. Experiência com Plantas

Os alunos podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, aprendendo sobre ciências e a importância da natureza. Habilidade BNCC: EF15CI03.

13. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema estudado, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

14. Jogos de Role-Playing

Promova jogos de interpretação de papéis onde os alunos assumem diferentes personagens e situações, desenvolvendo empatia e habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15EF01.

15. Visitas Virtuais a Museus

Utilize recursos digitais para realizar visitas virtuais a museus e exposições, promovendo a educação artística e cultural. Os alunos podem fazer anotações e reflexões sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15AR03.