15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal educação infantil 5 anos

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade essencial para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher histórias que abordem temas como amizade, respeito e diversidade, utilizando fantoches ou figuras para tornar a atividade mais interativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe que os alunos sejam capazes de ouvir e compreender narrativas.

2. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma forma divertida de trabalhar com a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar grupos e criar rimas com palavras que o professor apresentar. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção fonológica, atendendo à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de rimas e versos.

3. Pintura com Tintas Naturais

Utilizar tintas feitas a partir de ingredientes naturais, como beterraba e espinafre, é uma ótima maneira de ensinar sobre cores e texturas. Além de ser uma atividade artística, promove a consciência ambiental. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os alunos podem criar cenários e personagens, promovendo a interação e a empatia. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que propõe a participação em brincadeiras coletivas.

5. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha estimula a coordenação motora e a criatividade. Os alunos podem criar formas, letras e até mesmo personagens, desenvolvendo habilidades motoras finas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a exploração de formas e volumes.

6. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a flutuação de objetos, é uma maneira de introduzir conceitos de ciências. Os alunos podem observar e registrar suas descobertas, desenvolvendo o pensamento crítico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que propõe a observação de fenômenos naturais.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que estimula a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os alunos podem seguir pistas que levam a diferentes locais da escola, promovendo a exploração do espaço. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF02, que envolve a participação em jogos e brincadeiras.

8. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas que estudaram, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade promove a expressão artística e a comunicação visual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de produções artísticas.

9. Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são excelentes para desenvolver habilidades matemáticas e de raciocínio lógico. Os alunos podem jogar em grupos, aprendendo a respeitar regras e a trabalhar em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

10. Atividades de Jardinagem

Iniciar um pequeno jardim na escola é uma forma de ensinar sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, relacionando-se com a habilidade BNCC EF15CI02, que propõe a observação e o cuidado com o meio ambiente.