15 Ideias de Atividades (BNCC) semana farroupilha 4º ano

1. Criação de Bandeirinhas Juninas

Os alunos podem criar bandeirinhas juninas utilizando papel colorido, tesoura e cola. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, além de promover o conhecimento sobre as tradições da Semana Farroupilha. Habilidade BNCC: EF15AR02.

2. Contação de Histórias sobre a Revolução Farroupilha

Os professores podem realizar uma roda de leitura onde os alunos compartilham histórias sobre a Revolução Farroupilha. Essa atividade desenvolve a oralidade e a compreensão de textos históricos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Dança das Chulas

Ensinar os alunos a dançar a Chula, uma dança tradicional gaúcha, é uma forma de integrar cultura e movimento. Os alunos podem aprender sobre a importância da dança na cultura gaúcha. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Produção de Cartazes sobre a Cultura Gaúcha

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes aspectos da cultura gaúcha, como vestimentas, comidas típicas e tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Oficina de Culinária Típica

Realizar uma oficina de culinária onde os alunos aprendem a fazer pratos típicos da culinária gaúcha, como o chimarrão e o arroz de carreteiro. Essa atividade promove a prática de habilidades culinárias e o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15ET05.

6. Criação de um Diário de Bordo da Semana Farroupilha

Os alunos podem criar um diário onde registram suas experiências e aprendizados durante a Semana Farroupilha. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre o que foi aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Apresentação de Música Gaúcha

Os alunos podem pesquisar e apresentar músicas gaúchas, explicando seu significado e contexto cultural. Essa atividade desenvolve a apreciação musical e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15AR04.

8. Jogo de Perguntas sobre a História do Rio Grande do Sul

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Rio Grande do Sul e a Revolução Farroupilha. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e o conhecimento histórico. Habilidade BNCC: EF15HI01.

9. Criação de um Mural sobre a Semana Farroupilha

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente a Semana Farroupilha, incluindo imagens, textos e desenhos. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR05.

10. Visita a um Museu ou Centro Cultural

Organizar uma visita a um museu ou centro cultural que aborde a história e a cultura gaúcha. Essa atividade proporciona uma experiência prática e enriquecedora. Habilidade BNCC: EF15HI02.