15 Ideias de Atividades (BNCC) semana Farroupilha

1. Criação de Bandeirinhas de Papel

Os alunos podem criar bandeirinhas de papel para decorar a sala de aula, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR02.

2. Apresentação de Danças Tradicionais

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças típicas do Rio Grande do Sul, como o tradicional “Chimarrita”. Essa atividade envolve pesquisa, prática e apresentação, promovendo o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15AR03.

3. Montagem de um Painel sobre a História do Gaúcho

Os alunos podem montar um painel que retrate a história e a cultura do gaúcho, utilizando imagens, textos e objetos que representem essa figura icônica. Habilidade BNCC: EF15HI01.

4. Contação de Histórias sobre a Revolução Farroupilha

Promova uma sessão de contação de histórias que aborde a Revolução Farroupilha, incentivando os alunos a compartilhar suas próprias interpretações e reflexões. Habilidade BNCC: EF15HI02.

5. Criação de um Jogo de Tabuleiro Temático

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre a história da Semana Farroupilha, incluindo perguntas e desafios relacionados ao tema. Habilidade BNCC: EF15LP01.

6. Oficina de Gastronomia Típica

Realizar uma oficina onde os alunos possam aprender a preparar pratos típicos da culinária gaúcha, como o chimarrão e o arroz de carreteiro. Habilidade BNCC: EF15AR04.

7. Produção de Vídeos sobre a Cultura Gaúcha

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem aspectos da cultura gaúcha, como vestimentas, danças e tradições. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Debate sobre a Importância da Semana Farroupilha

Organize um debate em sala de aula sobre a importância da Semana Farroupilha e seu significado para a cultura gaúcha. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a Revolução Farroupilha, destacando personagens importantes e eventos marcantes. Habilidade BNCC: EF15HI03.

10. Apresentação de Músicas Tradicionais

Os alunos podem pesquisar e apresentar músicas tradicionais gaúchas, discutindo suas letras e significados. Essa atividade promove a apreciação musical e cultural. Habilidade BNCC: EF15AR05.

11. Visita a um Museu ou Centro Cultural

Organize uma visita a um museu ou centro cultural que aborde a história e a cultura gaúcha, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora. Habilidade BNCC: EF15HI04.

12. Criação de um Diário de Bordo da Semana Farroupilha

Os alunos podem criar um diário de bordo, registrando suas experiências e aprendizados durante a Semana Farroupilha, estimulando a reflexão e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

13. Realização de uma Feira Cultural

Promova uma feira cultural onde os alunos possam expor seus trabalhos e pesquisas sobre a cultura gaúcha, envolvendo a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR06.

14. Criação de uma Linha do Tempo da Revolução Farroupilha

Os alunos podem criar uma linha do tempo que represente os principais eventos da Revolução Farroupilha, ajudando a visualizar a sequência histórica. Habilidade BNCC: EF15HI05.

15. Encenação de Peças Teatrais

Os alunos podem encenar pequenas peças teatrais que retratem a vida no campo e os conflitos da Revolução Farroupilha, estimulando a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR07.