15 Ideias de Atividades (BNCC) semana do trânsito maternal

1. Jogo de Memória sobre Sinalização de Trânsito

Uma atividade divertida e educativa que envolve a criação de um jogo de memória com cartões que apresentam diferentes sinais de trânsito. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, buscando combinar os sinais com suas respectivas funções. Essa atividade desenvolve a habilidade de reconhecimento e compreensão dos sinais, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15AR01).

2. Desenho de um Mapa de Trânsito

Nesta atividade, os alunos são convidados a desenhar um mapa de trânsito da escola ou da comunidade, incluindo ruas, sinais e pontos de referência. Essa atividade estimula a criatividade e a noção de espaço, além de promover a discussão sobre a importância da sinalização. A habilidade BNCC correspondente é (EF15GE01).

3. Teatro de Fantoches sobre Segurança no Trânsito

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches onde encenam situações do dia a dia relacionadas à segurança no trânsito. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão das regras de trânsito, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15LP01).

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes que promovam a segurança no trânsito. Essa atividade envolve pesquisa e criatividade, além de estimular a comunicação visual. A habilidade BNCC correspondente é (EF15AR02).

5. Atividade de Reciclagem de Materiais para Sinalização

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar suas próprias sinalizações de trânsito. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15CI01).

6. Passeio pela Comunidade para Observação

Um passeio pela comunidade permite que os alunos observem a sinalização de trânsito e discutam sua importância. Essa atividade promove a observação e a análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15GE02).

7. Jogo de Role-Playing sobre Situações de Trânsito

Os alunos podem participar de um jogo de role-playing onde representam diferentes personagens em situações de trânsito, como motoristas, pedestres e ciclistas. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão das regras de trânsito, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15LP02).

8. Música sobre Segurança no Trânsito

Os alunos podem criar uma música ou uma paródia sobre segurança no trânsito. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15AR03).

9. Quiz Interativo sobre Trânsito

Um quiz interativo pode ser realizado para testar o conhecimento dos alunos sobre as regras de trânsito. Essa atividade promove a aprendizagem lúdica e a revisão de conteúdos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15LP03).

10. Criação de um Diário de Trânsito

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre o trânsito ao longo da semana. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15LP04).