15 Ideias de Atividades (BNCC) semana do folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias tradicionais do folclore brasileiro. Os alunos podem escolher uma história, como “O Saci Pererê” ou “A Iara”, e apresentá-la para a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e a apreciação da cultura local. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Máscaras de Personagens Folclóricos

Os alunos podem criar máscaras representando personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de promover discussões sobre a importância desses personagens na cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Danças Típicas do Folclore

Organizar uma apresentação de danças folclóricas, como o Frevo ou a Quadrilha. Os alunos podem aprender os passos e apresentar para os colegas. Essa atividade promove a integração e o respeito às tradições culturais. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas tradicionais brasileiras, como a canjica ou o bolo de milho. Essa atividade incentiva a pesquisa e o conhecimento sobre a culinária regional. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Teatro de Fantoches com Histórias Folclóricas

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias do folclore. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa destacando as regiões do Brasil e os personagens folclóricos associados a cada uma. Essa atividade desenvolve habilidades de geografia e conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15GE01.

7. Jogo de Perguntas sobre Folclore

Elaborar um quiz com perguntas sobre o folclore brasileiro. Os alunos podem participar em grupos, promovendo a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Artesanato com Temática Folclórica

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas em elementos do folclore, como bonecos do Saci ou objetos que representem lendas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade manual. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Exposição de Trabalhos sobre Folclore

Organizar uma exposição onde os alunos possam apresentar seus trabalhos sobre o folclore, incluindo pesquisas, artesanato e apresentações. Essa atividade promove a valorização do conhecimento e da cultura. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Roda de Conversa sobre Folclore

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre o folclore. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito pelas opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP05.