15 Ideias de Atividades (BNCC) semana da criança

1. Contação de Histórias Interativas

Utilize livros que abordem temas relacionados à infância e à amizade. Os alunos podem participar ativamente, fazendo sons, imitando personagens ou até mesmo criando diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Proponha uma atividade onde os alunos possam criar obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa prática não apenas desenvolve a habilidade artística, mas também ensina sobre a importância da sustentabilidade. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Jogos de Roda

Organize jogos de roda que incentivem a participação de todos. Brincadeiras como “A dança da cadeira” ou “Passa anel” são ótimas opções. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras e sociais, além de promover a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Caça ao Tesouro Temática

Crie uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a temas da infância, como brinquedos e brincadeiras. Os alunos devem trabalhar em equipe para resolver os enigmas e encontrar o tesouro. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a cooperação. Habilidade BNCC: EF15MA03.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar pequenas peças. Essa atividade desenvolve a criatividade, a expressão corporal e a habilidade de trabalhar em grupo. Além disso, promove a empatia ao interpretar diferentes personagens. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Experimentos Científicos Simples

Realize experimentos que sejam seguros e fáceis de entender, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos podem observar reações químicas e discutir os resultados. Essa atividade estimula a curiosidade e o interesse pela ciência. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Dança e Movimento

Promova uma aula de dança onde os alunos possam se expressar livremente. A dança é uma forma de arte que ajuda no desenvolvimento motor e na coordenação. Além disso, é uma ótima maneira de liberar energia e promover a saúde física. Habilidade BNCC: EF15EF02.

8. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, utilizando conhecimentos de matemática e lógica. Essa atividade estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de seguir regras. Habilidade BNCC: EF15MA04.

9. Atividades de Leitura ao Ar Livre

Leve os alunos para ler em um ambiente externo, como um parque. A mudança de cenário pode tornar a leitura mais interessante e divertida. Além disso, essa prática promove a apreciação da natureza e a importância da leitura. Habilidade BNCC: EF15LP02.

10. Culinária Simples

Proponha uma atividade de culinária onde os alunos possam preparar receitas simples, como sanduíches ou saladas de frutas. Essa atividade ensina sobre alimentação saudável e promove habilidades práticas, além de ser uma experiência divertida e saborosa. Habilidade BNCC: EF15CI02.