15 Ideias de Atividades (BNCC) semana da alimentação saudável educação infantil

1. Montagem de Prato Colorido

Nesta atividade, as crianças irão criar um prato saudável utilizando recortes de alimentos de revistas ou desenhos. O objetivo é estimular a percepção sobre a importância de uma alimentação variada e colorida. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15LP01 e EF15LP02, que abordam a expressão e a apreciação estética.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

Os alunos participarão de um jogo da memória com cartas que representam diferentes alimentos saudáveis. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento dos alimentos, além de promover a discussão sobre suas propriedades nutricionais. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP03 e EF15LP04.

3. Oficina de Receitas Saudáveis

Os professores podem organizar uma oficina onde as crianças aprendem a preparar uma receita simples e saudável, como uma salada de frutas. Essa atividade promove a autonomia e o aprendizado sobre a importância de cozinhar com alimentos frescos. As habilidades BNCC são: EF15LP05 e EF15LP06.

4. Histórias em Quadrinhos sobre Alimentação

As crianças criarão histórias em quadrinhos que abordem temas relacionados à alimentação saudável, como a importância de comer frutas e verduras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral e escrita. As habilidades BNCC são: EF15LP07 e EF15LP08.

5. Plantio de Horta na Escola

Organizar um plantio de horta na escola é uma excelente maneira de ensinar as crianças sobre a origem dos alimentos. Elas podem plantar sementes de vegetais e acompanhar seu crescimento, aprendendo sobre cuidados e colheita. As habilidades BNCC são: EF15LP09 e EF15LP10.

6. Desenho e Pintura de Alimentos

As crianças poderão desenhar e pintar seus alimentos favoritos, promovendo a identificação e a valorização dos mesmos. Essa atividade também pode incluir uma discussão sobre os benefícios de cada alimento. As habilidades BNCC são: EF15LP11 e EF15LP12.

7. Teatro de Fantoches sobre Alimentação

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde os personagens falam sobre a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação. As habilidades BNCC são: EF15LP13 e EF15LP14.

8. Caça ao Tesouro dos Alimentos

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são relacionadas a alimentos saudáveis e suas propriedades. Essa atividade promove o trabalho em equipe e o aprendizado lúdico. As habilidades BNCC são: EF15LP15 e EF15LP16.

9. Música e Dança sobre Alimentação

As crianças podem criar uma música ou dança que fale sobre a alimentação saudável. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, além de reforçar a mensagem sobre hábitos saudáveis. As habilidades BNCC são: EF15LP17 e EF15LP18.

10. Experiência Sensorial com Alimentos

Realizar uma atividade onde as crianças possam tocar, cheirar e provar diferentes alimentos saudáveis. Essa experiência sensorial ajuda a desenvolver o paladar e a curiosidade sobre novos sabores. As habilidades BNCC são: EF15LP19 e EF15LP20.

11. Criação de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes que promovam a alimentação saudável, utilizando desenhos e informações sobre os benefícios dos alimentos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. As habilidades BNCC são: EF15LP21 e EF15LP22.

12. Jogos de Tabuleiro sobre Alimentação

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde as crianças aprendem sobre alimentos saudáveis e suas propriedades enquanto jogam. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a interação social. As habilidades BNCC são: EF15LP23 e EF15LP24.

13. Visita a um Mercado ou Feira

Organizar uma visita a um mercado ou feira local para que as crianças conheçam os alimentos frescos e aprendam sobre a importância de consumir produtos da estação. As habilidades BNCC são: EF15LP25 e EF15LP26.

14. Debate sobre Alimentação Saudável

Promover um debate em sala de aula onde as crianças possam expressar suas opiniões sobre alimentação saudável e discutir hábitos alimentares. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. As habilidades BNCC são: EF15LP27 e EF15LP28.

15. Criação de um Diário Alimentar

As crianças podem criar um diário alimentar onde registram o que comeram durante a semana, refletindo sobre suas escolhas. Essa atividade promove a autoconsciência e a responsabilidade sobre a alimentação. As habilidades BNCC são: EF15LP29 e EF15LP30.