15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o São João

1. Criação de Bandeirinhas Juninas

Os alunos podem criar bandeirinhas coloridas utilizando papel, tesoura e cola. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de promover a cultura junina. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que trata da apreciação e produção de diferentes formas de arte.

2. Dança da Fogueira

Organizar uma apresentação de dança em que os alunos aprendem passos de danças típicas, como a quadrilha. Essa atividade promove a interação social e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15EF01, que aborda a prática de atividades corporais em diferentes contextos culturais.

3. Contação de Histórias Juninas

Os alunos podem pesquisar e contar histórias típicas do São João, como a lenda de Santo Antônio. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e a criatividade, relacionada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção e interpretação de textos orais e escritos.

4. Oficina de Comidas Típicas

Realizar uma oficina onde os alunos aprendem a preparar pratos típicos, como canjica e pamonha. Essa atividade envolve a prática de habilidades culinárias e o conhecimento sobre a cultura alimentar, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

5. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a festa de São João, incluindo suas tradições e significados. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual, conectando-se à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e produção de diferentes tipos de textos.

6. Músicas Juninas

Os alunos podem aprender e apresentar músicas típicas do São João, como “Asa Branca”. Essa atividade promove a apreciação musical e a expressão artística, relacionada à habilidade EF15AR02, que trata da apreciação e produção musical.

7. Jogo de Perguntas sobre o São João

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre a história e as tradições do São João. Essa atividade estimula o aprendizado colaborativo e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15HI01, que envolve a compreensão de eventos históricos e culturais.

8. Desfile de Fantasias Juninas

Organizar um desfile onde os alunos se vestem com trajes típicos juninos. Essa atividade promove a expressão cultural e a autoestima, conectando-se à habilidade EF15AR03, que aborda a produção e apreciação de vestuário e adereços.

9. Criação de Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro inspirados nas tradições do São João, como a corrida de sacos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15MAT01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

10. Exposição de Artesanato Junino

Os alunos podem produzir artesanatos típicos, como bonecos de palha, e organizar uma exposição. Essa atividade promove a valorização da cultura local e a expressão artística, relacionada à habilidade EF15AR04, que trata da produção de obras de arte.