15 Ideias de Atividades (BNCC) roda de leitura educação infantil

1. Roda de Leitura com Histórias em Quadrinhos

Uma atividade divertida e interativa que pode ser realizada com crianças da educação infantil é a roda de leitura utilizando histórias em quadrinhos. Os alunos podem escolher suas histórias favoritas e, em grupos, apresentar as narrativas para a turma. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura Compartilhada de Livros Ilustrados

A leitura compartilhada é uma excelente forma de envolver os alunos no universo literário. O professor pode escolher um livro ilustrado e, durante a roda de leitura, fazer a leitura em voz alta, incentivando as crianças a interagirem com a história. Essa prática ajuda no desenvolvimento da escuta ativa e na formação de opinião. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de um Livro Coletivo

Nesta atividade, as crianças podem criar um livro coletivo onde cada aluno contribui com uma página. Após a elaboração, a roda de leitura pode ser utilizada para que cada um apresente sua parte da história. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma forma lúdica de engajar as crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e, em grupos, encenar uma história. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão corporal, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Roda de Leitura com Poemas

Os poemas são uma ótima maneira de introduzir a musicalidade da língua. Durante a roda de leitura, o professor pode apresentar diferentes poemas e incentivar as crianças a recitarem seus favoritos. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da fluência verbal e na apreciação da poesia. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Rimas

O jogo de rimas pode ser uma atividade divertida na roda de leitura. O professor pode iniciar uma rima e as crianças devem completar com palavras que rimem. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade, além de ser uma forma divertida de aprender sobre sonoridade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Leitura de Contos de Fadas

Os contos de fadas são clássicos que encantam crianças de todas as idades. Durante a roda de leitura, o professor pode escolher um conto e, após a leitura, promover uma discussão sobre os personagens e a moral da história. Essa atividade estimula a reflexão e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Ilustração

Após a leitura de uma história, as crianças podem ser convidadas a ilustrar suas partes favoritas. Em seguida, na roda de leitura, cada aluno pode apresentar sua ilustração e explicar o que representa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Roda de Leitura com Músicas

Integrar músicas à roda de leitura é uma forma divertida de trabalhar a linguagem. O professor pode escolher letras de músicas infantis e, após a leitura, discutir o significado das canções com as crianças. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da compreensão auditiva e da interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate sobre Histórias Lidas

Após a leitura de uma história, o professor pode promover um debate onde as crianças compartilham suas opiniões sobre o enredo e os personagens. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a escuta ativa entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP10.