15 Ideias de Atividades (BNCC) roda de leitura

15 Ideias de Atividades (BNCC) Roda de Leitura

A Roda de Leitura é uma estratégia pedagógica que promove a leitura coletiva e a troca de experiências entre os alunos. Uma das atividades que pode ser realizada é a Leitura Compartilhada, onde os alunos escolhem um livro para ler em conjunto, promovendo discussões sobre o enredo e os personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

Outra ideia é a Roda de Leitura Temática, onde os alunos escolhem um tema específico e selecionam textos relacionados a ele. Após a leitura, os alunos podem compartilhar suas impressões e reflexões, desenvolvendo a habilidade EF15LP02, que trata da análise crítica de textos.

A Contação de Histórias é uma atividade que encanta os alunos e estimula a imaginação. Os alunos podem se revezar na contação de histórias, utilizando recursos como fantoches ou ilustrações. Essa prática está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção e a reescrita de narrativas.

Uma atividade interessante é a Roda de Leitura com Poesias, onde os alunos podem trazer suas poesias favoritas ou até mesmo compor as suas. Essa atividade estimula a apreciação da linguagem poética e está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a produção de poemas.

A Leitura de Quadrinhos também pode ser uma excelente atividade. Os alunos podem escolher suas histórias em quadrinhos preferidas e discutir os elementos narrativos e visuais presentes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que trata da leitura e interpretação de diferentes formatos de texto.

Outra proposta é a Roda de Leitura Interativa, onde os alunos podem utilizar recursos digitais, como e-books ou audiolivros. Essa atividade promove a inclusão de tecnologias na leitura e está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve o uso de diferentes mídias para a leitura.

A Roda de Leitura de Notícias é uma atividade que pode ser realizada para discutir temas atuais. Os alunos podem trazer notícias de jornais ou sites e debater sobre elas, desenvolvendo a habilidade EF15LP07, que envolve a leitura crítica de textos informativos.

Uma atividade lúdica é a Roda de Leitura com Jogos, onde os alunos podem participar de jogos de palavras ou adivinhações relacionadas a livros. Essa atividade estimula o interesse pela leitura e está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a interação com diferentes gêneros textuais de forma lúdica.

A Roda de Leitura de Clássicos é uma ótima oportunidade para apresentar aos alunos obras literárias clássicas. Os alunos podem discutir os temas e personagens, desenvolvendo a habilidade EF15LP09, que trata da leitura e interpretação de obras literárias reconhecidas.

Por fim, a Roda de Leitura de Crônicas pode ser uma atividade que estimula a reflexão sobre o cotidiano. Os alunos podem ler e discutir crônicas, desenvolvendo a habilidade EF15LP10, que envolve a leitura e a produção de textos que retratam a realidade.