15 Ideias de Atividades (BNCC) ritmo na ginástica

1. Dança das Cadeiras com Ritmo

Esta atividade envolve a clássica dança das cadeiras, mas com um toque rítmico. Os alunos devem se mover ao som de uma música, parando quando a música parar. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a percepção e a expressão corporal através do movimento.

2. Circuito de Ginástica Rítmica

Crie um circuito onde os alunos passam por diferentes estações, cada uma com uma atividade que envolve ritmo, como saltos, giros e movimentos de dança. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF02, que enfatiza a coordenação motora e a consciência corporal.

3. Coreografia em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que criem uma coreografia utilizando elementos de ginástica e dança. A habilidade BNCC EF15EF03 é aplicada aqui, pois envolve a criação e a execução de movimentos em grupo, promovendo a colaboração e a criatividade.

4. Jogos de Rítmica com Bolas

Utilize bolas de diferentes tamanhos e texturas para criar jogos que envolvam o ritmo, como passar a bola ao som de uma música. A habilidade EF15EF04 é trabalhada, focando na manipulação de objetos e no desenvolvimento da coordenação.

5. Desafio do Tempo

Os alunos devem realizar uma sequência de movimentos rítmicos em tempos diferentes, como devagar e rápido. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF05, que aborda a percepção do tempo e do espaço durante a prática de atividades físicas.

6. Rítmica com Fitas

Utilize fitas coloridas para que os alunos criem movimentos fluidos e rítmicos. Essa atividade está ligada à habilidade EF15EF06, que incentiva a expressão corporal e a criatividade através do uso de materiais diversos.

7. Percussão Corporal

Os alunos devem usar o corpo como instrumento musical, criando ritmos com palmas, estalos e batidas. A habilidade BNCC EF15EF07 é aplicada, promovendo a consciência corporal e a musicalidade.

8. Roda de Dança

Forme uma roda e ensine uma dança tradicional que envolva passos rítmicos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF08, que incentiva a valorização das danças populares e a interação social.

9. Ginástica com Música ao Vivo

Convide um músico para tocar ao vivo enquanto os alunos realizam movimentos de ginástica. A habilidade EF15EF09 é trabalhada, promovendo a sincronia entre movimento e música.

10. Atividades de Relaxamento Rítmico

Finalize a aula com exercícios de relaxamento que envolvam respiração e movimentos suaves ao som de música calma. A habilidade BNCC EF15EF10 é aplicada, focando na importância do relaxamento e da consciência corporal.